• Carregando...
Entendendo o autismo: uma condição que merece nossa atenção
| Foto: Imagem gerada por IA através do OpenAI's DALL·E

O autismo, ou TEA - Transtorno do Espectro Autista, é uma condição neurológica que afeta a forma como uma pessoa se desenvolve e se comporta. Pessoas que vivem essa realidade podem ter dificuldades principalmente com a comunicação, linguagem e interação social. O autismo geralmente se manifesta na infância, mas varia muito de pessoa para pessoa em forma e intensidade – por isso é um espectro!

No Brasil, estima-se que o número de pessoas autistas pode chegar a 2 milhões. Isso torna ainda mais importante discutir o assunto, para promover inclusão, respeito, empatia, e para garantir que pessoas no espectro recebam o apoio necessário para uma vida plena e digna. 

Devemos lembrar que o autismo não é uma doença, mas uma forma diferente de perceber o mundo. Pessoas autistas podem apresentar habilidades excepcionais em áreas como arte, música e matemática. Projetos de apoio, como terapias ocupacionais, intervenções educacionais e grupos de apoio para famílias, são fundamentais para o desenvolvimento e bem-estar das pessoas no espectro, já que pessoas com TEA podem apresentar algumas características que merecem esse apoio. 

A sociedade como um todo se beneficia ao apoiar e incluir as pessoas autistas, celebrando suas singularidades e talentos. Em Curitiba/PR, temos ótimos exemplos de organizações que trabalham com essa missão.   

A ONG Fazer o Bem a Quem Não Tem, atua levando nutrição para crianças autistas, através da produção de massas nutritivas para macarrão. Sabendo que o paladar seletivo é uma característica do TEA, essa foi uma das formas que a instituição encontrou de apoiar a causa. Até hoje, mais de 3 mil famílias em vulnerabilidade social já foram atendidas. 

Temos também a AAMPARA - Associação de Atendimento e Apoio ao Autista, que oferece terapias multidisciplinares e informações para as famílias e escolas, em que as crianças e adolescentes atendidos estão inseridos. Os projetos da ONG abrangem desde acompanhamento psicológico, fonoaudiologia e pedagogia, até terapia em conjunto com a família. 

Você também pode fazer parte da missão de transformação dessa ONGs! Contribua com doações de utensílios, alimentos, brinquedos e recursos financeiros, voluntariado ou mesmo divulgando a causa, reforçando a rede de suporte e expandindo o alcance dessa missão de apoio e inclusão. 

Para saber mais sobre o trabalho da Fazer o Bem a Quem Não Tem em https://www.facebook.com/fazerobemaquemnaotem / https://www.instagram.com/fazerobemaquemnaotem, e da AAMPARA - Associação de Atendimento e Apoio ao Autista em https://www.aamparaautismo.org.br / https://www.facebook.com/aampara.autismo / https://www.instagram.com/aamparaautismo    

A Fazer o Bem a Quem Não Tem e a AAMPARA - Associação de Atendimento e Apoio ao Autista são organizações cadastradas no Programa Impulso, iniciativa do Instituto GRPCOM que oferece apoio às Organizações da Sociedade Civil (OSC) do Terceiro Setor, com foco no aprimoramento da gestão e da comunicação, áreas fundamentais para que estas organizações possam alcançar seus objetivos e ampliar seu impacto social. Para saber mais e fazer parte, acesse: https://programaimpulso.org.br/.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]