| Foto: Imagem de Freepik
Ouça este conteúdo

Em um mundo em constante evolução, onde as demandas da vida moderna muitas vezes nos mantêm ocupados com nossas próprias atividades e responsabilidades, o voluntariado surge como uma possibilidade real de mudar o mundo a nossa volta. É uma escolha consciente que vai além de obrigações cotidianas, transformando vidas — tanto daqueles que doam quanto dos que recebem. A frase, já bastante conhecida, faz muito sentido: gentileza gera gentileza!

CARREGANDO :)

Para os voluntários, o serviço é uma excelente oportunidade de desenvolver novas habilidades, trabalhar com propósito e conhecer novas realidades e perspectivas.

Mas apesar dos benefícios, apenas cerca de 7 a 11% da população brasileira faz voluntariado de forma ativa e constante. Em contrapartida, quase 70% dizem ter interesse em se voluntariar. Quais seriam os motivos dessa diferença?

Publicidade

Podemos listar 2 grandes fatores: a falta de convite e informações sobre onde e como ser voluntário; e o medo do comprometimento.

Foi pensando em mitigar esses motivos que nasceu a FreeHelper, uma plataforma que conecta voluntários a Organizações da Sociedade Civil (OSC), gerando impacto social positivo e levando conhecimento profissional para o Terceiro Setor.

O grande diferencial da plataforma é a realização de um diagnóstico prévio com todas as OSC conectadas, buscando identificar as reais necessidades profissionais que estão enfrentando. Quando o “match” acontece, o acompanhamento é realizado de perto. Assim pode-se garantir a entrega profissional realizada e quais impactos ela gerou. Isso faz com que a demanda seja muito mais efetiva e que gere valor pra OSC e também para o voluntário, que vê seu trabalho promovendo uma transformação.

Toda liderança de organização sem fins lucrativos pode solicitar uma ajuda profissional em nossa plataforma e toda pessoa que deseja doar seu conhecimento pode se tornar um voluntário FreeHelper fazendo seu cadastro. Nós conectamos quem deseja ajudar com quem precisa de ajuda para ações profissionais de curto-médio prazo e a distância remotamente” reforça Pedro Eilert, presidente da FreeHelper.

Desde sua fundação, a plataforma já gerou mais de 11 milhões de reais em impacto financeiro e já alcançou mais de 400 mil pessoas de forma direta. Foram 545 ações profissionalizantes e 8 mil voluntários ativos.  Dentre os voluntários, destacamos o caso de alguns brasileiros que estão morando em outro país, que se emocionam com a possibilidade de ajudar uma OSC da sua terra natal mesmo estando distantes. Ao doarem seu tempo como voluntários, eles compartilham um sentimento de pertencimento e gratidão, uma vez que encontram na plataforma uma maneira tangível de retribuir à comunidade de onde vieram, apesar da distância física.

Publicidade

E você pode fazer parte dessa transformação e ajudar a “roda da gentileza” a girar!

Acesse o site da FreeHelper clicando aqui e realize seu cadastro como voluntário ou solicite um voluntário para sua causa. Faça parte você também parte desses números, e seja você também a mudança que quer ver no mundo!