| Foto:
CARREGANDO :)

A Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) divulgou a sua lista de melhores filmes de 2011. Os membros votantes da entidade, entre eles este que vos fala, escolheram o drama metafísico

A Árvore da Vida, do diretor norte-americano Terrence Malick, o melhor longa-metragem estrangeiro lançado no país no ano passado. Melancolia, do dinamarquês Lars Von Trier, e Tio Boonmee Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas, do tailandês Apichatpong Weerasethakul, ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugares. Já Transeunte, ficção com traços de cinema documental de Eryk Rocha (filho de Glauber Rocha), foi eleito o melhor filme nacional, à frente de Trabalhar Cansa, de Juliana Rojas e Marco Dutra, e O Palhaço, de Selton Mello.

Publicidade

O experimental Praça Walt Disney, dos pernambucanos Renata Pinheiro e Sergio Oliveira, ganhou o Prêmio Abraccine na categoria de melhor curta-metragem, com a esmagadora maioria dos votos.

Criada neste ano, a Abraccine reúne cerca de 80 críticos de jornais, revistas, sites e portais de todo o país e é presidida por Luiz Zanin Oricchio, do diário O Estado de S. Paulo. Participaram da escolha dos longas-metragens 53 integrantes da entidade, de dez estados. Na eleição dos curtas, que são mais exibidos nos circuitos de festivais e mostras, 23 votaram. Além de Camargo, outro paranaense, o crítico Carlos Eduardo Lourenço Jorge, de Londrina, também é membro da Abraccine.

Leia mais no blog da associação: http://abraccine.wordpress.com/