Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Oscar 2010: cinema latino-americano vai bem. O brasileiro nem tanto.

Divulgação
O argentin O Segredo de Seus Olhos é um dos indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

O cinema latino-americano vai muito bem, mas insisto em dizer que a produção brasileira de longas-metragens, à exceção dos documentários, tem deixado muito a desejar.

2009 foi um ótimo ano para filmes nacionais comerciais e descartáveis, na linha Divã, Se Eu Fosse Você 2 e A Mulher Invisível,mas não vimos bons títulos autorais rompendo o circuito dos festivais e chegando ao grande público. Alguém percebeu isso?

Sei que o Oscar não é lá um termêmetro muito confiável, mas a inclusão de dois títulos sul-americanos entre os cinco indicados a melhor filme estrangeiro diz alguma coisa, né?

O medíocre Salve Geral, drama policial de Sér­­­gio Rezende que disputava uma vaga entre os concorrentes, ficou de fora. No entanto, entraram na briga o belíssimo peruano A Teta Assustada, de Claudia Llosa (Urso de Ouro no Festival de Berlim 2009), e o ar­­­gentino O Segredo dos Seus Olhos, de Juan José Campanella, já indicado uma vez pelo sucesso internacional de bilheteria O Filho da Noiva. Não gosto de seu filme seguinte, O Clube da Lua, mas dizem que este novo é bem melhor.

Completam a lista dos indicados deste ano o elogiado O Profeta, da França, e o teoricamente favorito, A Fita Branca, do alemão Michael Haneke, Palma de Ouro no Festival de Cannes do ano passado e, francamente, um dos melhores filmes que vi nos últimos anos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.