Dois extremos da indústria cinematográfica vão brigar, estatueta a estatueta, pelo Oscar 2010. De um lado do ringue, o dos blockbusters peso pesados, a aventura de ficção científica Avatar. Do outro, o das produções independentes de baixo orçamento, o nem um pouco leve drama sobre o conflito no Iraque Guerra ao Terror. Ambos receberam ontem, em Los Angeles, nove indicações ao Oscar, incluindo melhor filme e direção, liderando a competição pelo prêmio mais importante do cinema mundial.
O irônico nessa disputa é que a diretora de Guerra ao Terror, Kathryn Bigelow, e o autor de Avatar, James Cameron, já foram marido e mulher. Eles disputam o prêmio com Quentin Tarantino (Bastardos Inglórios), Lee Daniels (Preciosa) e Jason Reitman (Amor sem Escalas).
Outros filmes entre os dez indicados ao prêmio de melhor filme incluem Amor sem Escalas, Um Sonho Possível, Preciosa, Distrito 9, Um Homem Sério, Bastardos Inglórios, Educação e a animação Up — Altas Aventuras. É o primeiro ano que tantos títulos disputam a categoria principal.
A grande surpresa foi a inclusão, na categoria principal, do excelente Distrito 9 e do ainda inédito Um sonho Impossível, com Sandra Bullock.
Leia a cobertura completa das indicações ao Oscar 2010 amanhã na Gazeta.