A gigante no mercado de livros Amazon lançou uma provocação ao prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), em uma campanha divulgada nas redes sociais. O vídeo não menciona diretamente o nome de Doria, mas faz referência à decisão dele, em janeiro deste ano, de apagar os grafites nos muros da avenida 23 de Maio e substitui-los por tinta cinzas como parte da iniciativa chamada de Cidade Linda.
O anúncio publicitário da Amazon promove o Kindle, leitor eletrônico da marca, e projeta trechos de famosos livros nas paredes de cor neutra.
“Cobriram a cidade de cinza?”, começa questionando o vídeo, parodiando a frase “Pintaram tudo de cinza”, eternizada na voz de Marisa Monte. Em seguida, um projetor reproduz no muro citações de famosas obras literárias, começando por 1984, de George Orwell: “Os melhores livros, compreendeu, são aqueles que lhe dizem o que você já sabe”. Também há alusões a produções mais recentes, como Harry Potter e a pedra filosofal, de J. K. Rowlling, como se vê em: “Não vale a pena mergulhar nos sonhos e esquecer de viver”.
A campanha também exibe um trecho do best-seller 50 tons de cinza, de E. L. James. O vídeo encerra com a mensagem: “A gente cobriu o cinza de histórias”.
Poucas horas depois de o vídeo ter ido ao ar, o prefeito Doria reagiu. “Se vocês gostam realmente, doem livros para as bibliotecas, doem computadores para as escolas públicas municipais, doem aquilo que a população precisa pra fazer dessa cidade uma cidade mais feliz”, respondeu também em vídeo.
Na gravação, o prefeito afirma que “existem várias formas da Amazon ter uma postura autêntica e não oportunista”, citando como exemplos a possibilidade de patrocinar um dos Museus de Arte de Rua.
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