O movimento 342Amazônia faz referência ao número de votos necessários para aprovação de um projeto na Câmara e explicita a ligação do grupo de artistas com outra campanha de mobilização, a 342Agora, que pedia em julho a aceitação da denúncia por corrupção contra Temer.
O cantor Caetano Veloso manda um recado direto ao presidente: “Com a Amazônia não se brinca”. Além do cantor, celebridades como Fernanda Abreu, Cristiane Torloni, Mariana Ximenes, Ivan Lins, Zezé Motta, Monica Iozzi, Dira Paes, Murilo Rosa, Deborah Evelyn, Lucinha Lins, entre outras se manifestam contra o decreto.
A medida de Temer, que libera a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca) para a exploração de companhias privadas, recebeu fortes críticas de grupos ambientalistas, políticos, pesquisadores e celebridades, como Gisele Bündchen.
Diante da reação da opinião pública, Temer anulou o primeiro decreto e editou outro na tentativa de convencer que áreas de preservação não serão atingidas, mas a nova medida não foi aceita. Uma ação no STF contra o decreto será analisada pelo ministro Gilmar Mendes e o juiz federal Rolando Valcir Spanholo suspendeu de forma liminar o ato de Temer – a Advocacia-Geral da União (AGU) vai recorrer.
*****
Após 21 anos de batalha no Congresso, lei que destrava o agro está nas mãos do STF
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro, mas nega prisão domiciliar
Ex-publicitária do PT é investigada por agir como braço do esquema de fraudes do INSS em Portugal
Otan x Rússia? Aliados discutem possível guerra híbrida contra Moscou