Alguns clientes prejudicados questionam se não está havendo desvio de encomendas dentro dos Correios. “Foi roubada, foi desviada, jogada no lixo. Onde está a minha encomenda”, pergunta um consumidor em um canal das redes sociais na internet.
Questionada, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) não informa para onde vão exatamente os objetos extraviados.
Veja as respostas enviadas pela Assessoria de Comunicação dos Correios a uma série de perguntas formuladas com base em reclamações de clientes da estatal:
Para onde vão as encomendas que chegaram ao Centro Internacional no Paraná ou na Unidade de Distribuição em Curitiba e, depois de um determinado tempo, são dadas como extraviadas?
Todas as encomendas recebidas no Centro Internacional do Paraná são tratadas na unidade e inseridas no fluxo postal para serem entregues no destino”.
É feita alguma investigação para saber o destino das encomendas que chegaram nas referidas unidades e desapareceram?
Sim. Toda reclamação a respeito de objetos fora do prazo ou extraviados é apurada.
O que significa concretamente a expressão “encomenda extraviada” comunicada pelos Correios aos clientes?
No caso das encomendas internacionais, o status “objeto não localizado no fluxo postal” sinaliza que o remetente deverá registrar uma reclamação para receber indenização, quando for devida. Caso a encomenda seja localizada, é reintegrada ao fluxo postal para entrega.
Clientes tem feito acusações de desvio de encomendas de dentro dos Correios. Qual a posição da empresa com relação a essa questão?
Conforme informado, toda reclamação registrada nos canais de atendimento dos Correios é apurada. Para tanto, são envolvidas, conforme o caso, as áreas operacional, de segurança, auditoria, disciplinar e outras.