Corintianos, palmeirenses, sãopaulinos, flamenguistas, vascaínos e outros não vão gostar muito. Mas o livro Donos da Terra, do escritor Odir Cunha, com certeza vai elevar a estima dos santistas.
O livro conta a história do clássico jogo Santos x Benfica, em 1962, quando o Peixe conquistou seu primeiro título mundial.
Eu ainda não li. A Editora Realejo prometeu mandar-me um exemplar só na próxima semana. Mas o Odir Cunha revela alguns detalhes do seu trabalho.
Para fazer o livro, Odir diz que não se ateve a entrevistar apenas os heróis do Santos. Ele foi buscar o outro lado da história: os jogadores do Benfica, entre eles Eusébio, Simões, Zé Augusto e Humberto.
“Existem histórias que precisam ser contadas sempre, a história desse jogo é uma delas”, defende.
Além das histórias, curiosidades e detalhes da partida, o livro tem outra preciosidade: 10 fotos inéditas do jogo, extraídas diretamente dos fotogramas do Canal 100, o único registro conhecido do jogo.
“Este jogo é o mais importante da história do Santos, da carreira de Pelé e, por extensão, de um time brasileiro de futebol”, argumenta Odir.
É mesmo?
Com a palavra gremistas, atleticanos, colorados, coxas, corintianos, palmeirenses, …
Serviço
Donos da Terra
Autor: Odir Cunha
Editora Realejo
Preço: R$ 30,00