Ouça este conteúdo
O PT, que chegou a governar 25 das 100 maiores cidades do país, em 2008, hoje não está no comando de nenhum dos municípios desse grupo. No primeiro turno realizado neste domingo (15), o partido não conquistou nenhuma grande cidade, mas ainda está no jogo em 15 grandes municípios. E as mulheres são esperança da legenda de chegar ao poder em cinco deles.
O maior destaque é Recife, onde a petista Marília Arraes vai enfrentar o primo João Campos, do PSB. Ela é neta do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes. Ele é bisneto de Arraes e filho do ex-governador Eduardo Campos, morto em acidente aéreo na campanha presidencial de 2014.
A disputa em Recife promete ser acirrada. Campos ficou em primeiro lugar com 233.028 votos (29,17%), enquanto que Marília somou 223.248 (27,95%).
Em Minas, os eleitores de duas grandes cidades levaram mulheres petistas ao segundo turno. Em Juiz de Fora, Margarida Salomão liderou o primeiro turno com 102.489 votos (39,46%) e vai enfrentar Wilson Rezato (PSB), que obteve 59.633 votos (22,96%). A disputa repete o confronto de Recife, entre PT e PSB.
A outra grande cidade mineira com o PT no segundo turno é Contagem, onde também há alguma coincidência com Recife. Assim como Marília Arraes, o nome da candidata petista que liderou o primeiro turno em Contagem, com mais de 40% dos votos, também se chamada Marília. Ela vai enfrentar Felipe Saliba, do DEM.
Em Santarém, no Pará, a petista Maria disputará o segundo turno com Nélio Aguiar, do DEM, que liderou o primeiro turno. Por fim, em Cariacica, no Espírito Santo, também haverá confronto entre PT e DEM. A petista Célia Tavares enfrentará Euclério Sampaio.
*Siga Célio Martins para receber notificações de reportagens e artigos de sua autoria