O ano ainda não terminou, mas já é possível reunir alguns dos grandes vencedores de 2008 no mundo literário. Escritores brasileiros, alguns desconhecidos do grande público e outros reconhecidíssimos, tiveram seus trabalhos reconhecidos além do país.
Começamos com João Ubaldo Ribeiro, que conquistou o Camões, o mais importante prêmio atribuído a autores de língua portuguesa. O autor de Viva o Povo Brasileiro é o 8º oitavo escritor brasileiro a ser distinguido com o Camões.
Outro exemplo notório de reconhecimento internacional é o jornalista Murilo Antonio de Carvalho, vencedor do Prêmio Leya, de Portugal, com o romance O Rastro do Jaguar. Pela obra, Murilo ganhou 100 mil euros. Só para comparar, o prestigiado Man Booker Prize não chega a 64 mil euros. E mais: O Rastro do Jaguar será publicado em todos os países de língua portuguesa.
Também brilhou lá fora o mineiro Bartolomeu Campos de Queirós. Ele ganhou o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil. Bartolomeu já publicou mais de 40 obras e recebeu vários prêmios literários, entre eles o Jabuti.
No Brasil, todos as palmas vão para Cristovão Tezza, que tem uma coluna semanal de crônicas aqui na Gazeta do Povo. O filho eterno, seu mais novo livro, já conquistou o Jabuti, o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e o Prêmio Bravo!. E todas as atenções se voltam hoje para a divulgação do ganhador do Prêmio Portugal-Telecom de Literatura. Tezza é apontado como um dos favoritos.
Dos escritores estrangeiros, a estrela do ano foi o francês Le Clèzio, com a conquista do Nobel. Embora não seja um nome de ressonância entre o grande público no mundo, Le Clèzio é tido na França como um dos maiores escritores da língua francesa hoje.
Merece também menção o estreante indiano Aravind Adiga. Ele foi agraciado com o Man Booker Prize por seu livro The White Tiger (O tigre branco).
Alguns prêmios 2008
Camões
João Ubaldo Ribeiro
Leya
Murilo Antonio de Carvalho
Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil
Bartolomeu Campos de Queirós
Jabuti
Cristovão Tezza
APCA
Cristovão Tezza
Nobel
Le Clèzio
Man Booker Prize
Aravind Adiga
Após denúncia ao STF, aliados de Bolsonaro ampliam mobilização por anistia no Congresso
Bolsonaro tinha esperança de fraude nas urnas, diz Cid na delação; veja vídeo na íntegra
Bolsonaro aposta em Trump para uma “virada de jogo” no Brasil; acompanhe o Sem Rodeios
Motor dá sinal de fervura, mas o presidente quer acelerar
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS