Bela Gil, a bela filha de Gilberto Gil (desculpe o trocadilho), mostrou que não está aí só para dar receitas de comida “natureba”. Com um pedido no Facebook, em apenas 32 minutos ela conseguiu reverter o resultado de uma consulta pública da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para proibir o uso do agrotóxico Carbofurano.
“Muito obrigada por me fazerem acreditar que estou no caminho certo. Juntos somos mais fortes”, escreveu em sua página no Facebook a apresentadora dos programas Bela Cozinha, no GNT.
O Carbofurano é um pesticida altamente tóxico, usado em culturas de batata, milho soja, arroz e banana, apesar de já ser proibido no Canadá e União Europeia. É aplicado para controlar insetos. Trata-se de um inseticida sistêmico – o que significa que a planta o absorve – e apresenta alta toxidade para os seres humanos, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA – United States Environmental Protection Agency).
Na quinta-feira à tarde, quando Bela Gil fez a convocação, a consulta da Anvisa apontava que 66% das pessoas que haviam respondido ser a favor da continuidade do agrotóxico no mercado, enquanto 31% pediam o banimento. Com o apelo de Bela, rapidamente o percentual de pessoas a favor do banimento chegou a 69%, com apenas 29% a favor do produto.
O resultado da pesquisa será analisado pela direção da Anvisa, que pode decidir pelo banimento, suspensão temporária ou manutenção no mercado. Apesar de não haver prazo para a conclusão do processo, com a maioria esmagadora a favor da proibição, dificilmente a Agência não seguirá o resultado da consulta pública.
A cada dia mais pessoas ganham consciência de que a expressão “alimentação saudável” precisa de novos conceitos. O termo “saudável” deve significar “natural”, livre dos venenos que intoxicam o planeta.
Beleza pura, Bela!