A história da jornalista Cláudia Cruz, mulher do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e hoje citada no escândalo da Petrobras, tem um capítulo que envolve o músico Gabriel o Pensador.
Cláudia Cruz processou Pensador nos anos 90 por ele ter usado, incidentalmente, sua voz na música 2345meia78, um dos maiores sucessos do rapper, que também é escritor e compositor.
Na época, Cláudia era apresentadora de telejornal da Rede Globo [Bom Dia Rio, Jornal Hoje, RJTV, Globo Ciência, Globo Comunidade, Jornal da Globo e Fantástico]. A apresentadora, que também trabalhou na Rede Record, chegou a conquistar o título de “musa do RJTV”, homenagem dada pela primeira vez a Valéria Monteiro, apresentadora que encarava com sensualidade a apresentação do telejornal.
Famosa na telinha, Cláudia gravou para a Telerj, a telefônica do Rio de Janeiro, uma mensagem que avisava ao usuário que o telefone que ele chamava estava ocupado.
A voz de Cláudia encantava pela suavidade, conquistava os usuários e rendeu admiração à companhia telefônica.
O instigante dessa história é que o presidente da Telerj na época era Eduardo Cunha, com quem Cláudia acabou se casando.
Outro detalhe não menos curioso dessa novela é que Gabriel o Pensador é filho de outra ex-apresentadora da Rede Globo, a jornalista Belisa Ribeiro, que também trabalhou na Bandeirantes e no Jornal do Brasil.
Belisa se destacou durante a campanha presidencial de 1989, quando foi assessora do então candidato Fernando Collor de Mello, primeiro presidente eleito pelo voto popular após a ditadura militar.
Collor derrotou Lula no segundo turno, mas caiu em desgraça por corrupção e sofreu um processo de impeachment.
Ironia não falta nessa crônica da vida real. Gabriel o Pensador, filho de Belissa, ganhou fama exatamente com uma música contra Collor. Com Tô Feliz (Matei O Presidente), o rapper despontou como um dos músicos mais criativos do país e vanguarda no cenário musical brasileiro.
Siga no Twitter
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS