Sempre penso no cozinhar como um dos mais lindos atos de amor existentes. Amor consigo próprio, amor com o outro, amor com o entorno, com o conhecido ou mesmo com o desconhecido.
Um ato que preenche um recipiente não só com ingredientes convencionais ou com um passo a passo, mas com ingredientes que darão vida e sentido ao somado naquela panela, que muitas vezes, não é só uma panela é uma panela de estimação e inspiração. Que na fase de finalização com uma simples pitada de sal, açúcar, de toques e temperos inusitados, regionais encerra o prato com a assinatura dada não só pelos ingredientes mas pelo estado e emoção de quem o prepara!
E quando pronto, no prato, de bocado em bocado, muitas vezes a gente nem se faz perceber o quanto vamos tecendo memórias. Memórias que lá na frente, por meio de um simples “cheirinho” bom que cruzar nossos caminhos, independente do lugar do mundo que estivermos, vamos parar, vamos embarcar por um túnel do tempo e desembarcar em cenas que nos faz pausar, respirar fundo e sorrateiramente abrirmos um sorriso pelo presente que o cheirinho pitoresco nos traz à mente, alma e ao coração.
Então por essas e outras milhões de belas lembranças gastronômicas afetivas que decidi com o apoio de famílias brasileiras que residem na China concentrarmos receitas testadas e aprovadas em um livro de receitas on-line e gratuito.
O projeto materializa, por enquanto, uma fração da paixão por cozinhar do grupo "Receita e Dicas" formado atualmente por 406 brasileiras e brasileiros que residem na China e amam compartilhar suas histórias por meio das suas receitas, dicas, ingredientes que adaptados as prateleiras chinesas ainda assim mantém o sabor, textura, o perfume dos pratos elogiados por suas famílias e amigos no entorno da mesa. E que no ato genuíno de compartilhar entra em novos lares, se imortaliza, se torna carinhosamente: a receita "Da", a receita "Do"...
Os Doces e Salgados da Becca Steinhoff ( @eunachina ), o Bolo de Abacaxi da Conceição Carneiro ( @conceicao_mota_carneiro ), a Cocada de Forno Cremosa da Beatriz Murata ( @beatrizcampopiano ), a Cuca de Banana da Andreia Skowasch ( @andreiasko ), o Doce de Amendoim da Cristina Ladaponara ( @crislasaponara ), o Quiche da Giovanna Pizzolito ( @giovanna_tabledecor ), o Pudim do Flávio Minoru ( @minoru14 ), o Bolo de Limão Fofinho da Glaucia Lanzoni ( @glaulanz ), o Barreado da Tatiane Magalhães ( @tati_magalhaesbr ), o Hambúrguer de Brócolis e Frango da Fernanda Napo ( @fenandanapo ), o Pudim Tradicional Português da Sonia Silva ( @smdasilva27 ), o Bolo Fit de Banana e Aveia da Suzana, o Kibe de Beringela da Eliete Wén Àilián ( @elieteportelaarts ), o Mousse de Manga com Sagu da Luciane Mathias ( @luciane_mathias), o Pão de Queijo da Mariza Moreira ( marizabmoreira ), o Bolo de Limão Siciliano com Mirtilos da Iza Motta, a Moqueca Baiana do Erivelton Duarte ( @diosmais ), o Bacalhau à Gomes de Sá da Djéssica Salazar ( @djessica_maiara ) são algumas das receitas que generosamente foram compartilhadas e estão presentes na primeira edição do livro que você pode acessar gratuitamente pelo link https://heyzine.com/flip-book/c558dd3809.html
O grupo inspirado, alerta, não pára, surpreende diariamente com a disposição e amor não só pelo compartilhar de suas receitas preferidas mas por mesmo on-line se fazer presente na cozinha, na prateleira do supermercado, na finalização de um prato ou cardápio especial daquele que no grupo mandar um sinal, pedir ajuda. E se cozinhar é um dos atos mais nobre de amor, é assim que reconheço a legitimidade deste grupo de receitas, pelo amor por compartilhar sua história pelo seu preparo, suas dicas, pelo sabor e preferências de família.
Se você curtiu a sugestão e oportunidade e de acessar on-line e gratuitamente o nosso Livro de Receitas você vai gostar de saber que novas receitas estão sendo testadas e posso antecipar que teremos sempre novidades. Fique ligadinho e aproveite!
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS