Ouça este conteúdo
Curiosos, decidimos conhecer Xi'an, e advinha, compartilhar mais um capítulo das nossas aventuras com você.
Cidade com mais de 3100 anos e um valor histórico imensurável, Xi’an foi capital da China de 255 A.C à 907 D.C., limite oriental da Rota da Seda, e hoje, capital da província de Shaanxi. Muitos, logo que ouvem sobre a cidade ou desembarcam nela, rementem seus pensamentos e desejos a conhecerem um dos pontos turísticos mais famosos da China, os Guerreiros de Terracota. Uma oportunidade histórico cultural imperdível, melhor, impressionante pela perfeição dos detalhes de cada soldado, cavalo, de cada traço do rosto ou das vestimentas. Uma arte inexplicável! Mas ainda assim, pode acreditar, o museu é uma pontinha do iceberg, a cidade tem diversas opções de passeio, é recheada de atrações e muita comida boa!
E de atração em atração, seguindo o roteiro, chegamos à feirinha gastronômica mais famosa da cidade, a do bairro muçulmano. Historiadores afirmam que ela marca o início da Rota da Seda, onde os comerciantes se encontravam e de onde partiam para o Ocidente. Os restaurantes temáticos e os restaurantes dos bairros muçulmanos com comida típica concorrem, de igual pra igual, com as feirinhas de rua que parecem não ter fim. Para os apaixonados por cheirinho e sabor de comida boa, pode acreditar, um paraíso! Um cardápio vasto que atende facinho o café da manhã, almoço e jantar! Dá para sentar, dá para estacionar, dá pra ficar por lá, sem pressa... Que delícia!
A feirinha é conhecida pelo resultado inusitado e contrastante da união das receitas chinesas, especiarias e sabores do Oriente Médio. Uma explosão de sabores tão inexplicável, tão inimaginável quanto o mais famoso ponto turístico da cidade. Batata assada com páprica, tofu grelhado com pimenta e ervas, casca de tofu servida com molho de amendoim, espetinhos de carne de cordeiro, lulas, frutas secas, marmelada em rolo, pães sírios recheados e sem recheio, especiarias a granel é uma ínfima listinha do que se encontra por lá. E para beber, suco de romã fresquinho, feito na hora.
Mas tem hora que a gente quer mesmo é algo mais gelado, e imprimindo a cara do verão, os sorvetes de rolo estão por toda parte. Esses, vamos traduzi-los como sendo uma dose de frozen iogurte lançado em chapa congelada, que entre amassadas se transforma, ganha textura, rigidez, fica possível enrolá-lo. É servido com coberturas e miscelâneos como nos buffets de sorvete por quilo.
E você pensa que parou por aí? Não parou não!
Há 2 pratos que você não pode deixar de provar! Um já conhecido por nós, um delicioso pãozinho crocante, assado, de massa similar a massa folhada, recheadíssimo de carne. Entretanto, em Xi’an, as especiarias se equilibram delicadamente com a porção de pimenta, criando uma opção mais suave. O outro, tão importante quanto o primeiro, é uma sopa, que como prato é uma tradição.
A sopa, que em sua receita leva macarrão de arroz, bolinhos de carne de cordeiro, batata, legumes, cebola, coentro, etc, tem como charme e relevância em seu preparo, a importante participação do cliente. Somente ele pode picar em pedacinhos bem pequenininhos o pão sírio que será adicionado a receita do seu caldo, mais ninguém! Sinônimo de tradição levada a mesa.
Deu pra notar, passamos horas e horas na nossa primeira visita, e não bastante voltamos rapidinho no outro dia pra jantar! Dica boa a gente repete.
Então... Boralá caminhar muito pra queimar um pouco das calorias, e daqui a pouco já se perguntar, qual a próxima novidade? ... Vem com a gente, a gente volta já já ...