Não tenho regras ou etiquetas para com uma boa pizza. Adoro pizza quentinha com queijo estupidamente derretido. Pizza fria no café, no lanchinho da tarde, e porque não naquele horário que bate saudades, que dá vontade. Adoro pizza no forno a lenha, mas se estiver apurada e com muita vontade, um wrap se transforma em pizza de frigideira rapidinho. Pizza na sexta, o dia que mais amo, mas também no sábado, no domingo, na terça!
E falando em terça, advinha! Pertinho de casa, no bairro vizinho, tem rodízio de pizza todas terças-feiras. Não posso negar que no primeiro convite que nos fizeram para conhecer não aceitamos. Despistamos sorrateiramente. Imagina, rodízio de pizza na China, que mico é esse! Melhor ficar com as deliciosas lembranças do Brasil.
Até que há bem poucos dias, uma imagem nas mídias sociais nos intrigou, nos fez baixar a guardar, seguir até a página do restaurante e lá, continuar apreciando cada fotinho caprichosamente postada pela equipe chinesa. Wow, será que são de verdade verdadeira, ou será fake? Hum que dúvida cruel!
Então, ainda preocupada com o exótico, com o inusitado que poderia chegar à mesa como cobertura de uma massa totalmente desconhecida, a gente avança e pede: Gili’s desejamos fazer uma reserva para duas pessoas!
E na chegada, a porta principal que divide a fachada com uma janela balcão com banquetas altas tanto do lado da calçada como dentro do restaurante nos anuncia, surpresas boas chegarão a sua mesa. Mas até chegar na mesa, a cada passo íamos nos identificando, nos sentíamos feliz por termos arriscado. Pelo corredor principal a lousa com nosso nome garantia, sua reserva está lá, firme e forte!
O Restaurante Gili’s é pequeno, aconchegante, acolhedor. Com paredes mantidas no tijolo, conta com uma decoração sem exageros, sem excessos, modesta, exala casualidade e bom gosto. Seus atendentes queridos, se viram nos trinta, com ou sem o inglês fluente, nota-se, querem agradar, desejam te proporcionar uma ótima experiência. Estrangeiros no preparo da massa, no comando do forno? Que nada, tudo chinesinho! E quando de repente, a primeira das abordagens: podemos começar a servir o rodízio, quando desejar repetir alguma de sua preferência ou parar é só nos avisar! Ôpa, vai começar!
Mozarela, Marguerita, Frutos do Mar, Alcachofra, Prosciutto, Presunto e Cogumelos, Frango, Salame e Chili, Mexicana, Salsicha (sim, salsicha) são nomes familiares, sãos algumas das coberturas servidas no cardápio do rodízio. A massa fininha crocante nos conquista, até a bordinha, as vezes deixada do lado foi devorada, tudo delicioso! E como nos países ocidentais, você come à vontade, por ótima relação benefício acompanhada de uma taça de vinho.
Restaurante Gili’s foi uma das grandes surpresas destas últimas semanas. Uma pequena amostra de quanto a gastronomia tem uma linguagem própria. Quanto ela aproxima povos com receitas do mundo para o mundo. Quanto ela é democrática, diplomática com aquele que se orienta pelas suas dicas e receitas, o quanto ela não impões limites com quem a respeita, pois dá espaço ao toque final, para a pitada da sua alma.
Gili’s nos tornamos clientes! Pode reservar para as próximas terças, estando em Chengdu, estaremos visitando você!
Até a próxima surpresa, até o novo prato... fica com a gente, a gente volta jajá!
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS