O mundo em transformação, em um certo dia sem diplomacia ou democracia, nos embarcou em uma nave nada espacial, que em um estalo de dedos, nos alertou: agora só a distância! E a gente sem entender nada, sem manual de instrução, sem treinamento básico, fechou as portas, mas não fechou os olhos e nem tão pouco o coração. O que ele não sabia, esse mundão, é que o poder da distância nos daria ainda mais capacidade, criatividade, disposição para nos aproximar no momento certo!
Na China, os celulares não só fazem ligações ou pagam contas, eles são pontes. Te conectam a vidas, te permitem fazer parte de grupos que chegam a 500 ombros amigos. Grupos on-line “acordados” quase 24 horas por dia, prontos para compartilhar a resposta que muitas vezes vale muito, mas muito mais que um milhão. Neste caso, na nossa prosa de hoje, vale o caminho para se chegar ao ingrediente brasileiro para aquela deliciosa receita de família. Vale a dica de como se preparar um produto local que as vezes já assusta só pelo rótulo de escrita chinesa, ou ainda, como preparar ou degustar uma nova, inusitada e desconhecida fruta ou hortaliça. E por que não, te ensinar a cozinhar!
A vida on-line se transformou em um dos antídotos para muitas das incertezas, inquietações e solidão. Nos aproximou, uniu mundos e pessoas, nos orientou, nos conduziu às mãos de novos amigos. E sinto, que mesmo a cozinha, uma grande anfitriã da vida, têm agora ainda mais sentido, se apresenta ainda mais forte e empoderada, conta ainda mais histórias, remete ainda mais as lembranças afetivas. Pra muitos a melhor das terapias.
Receitas e Dicas, grupo na China com 251 membros brasileiros, administrado pela Giovanna Pizzolito e pelo Flavio Minoru, por meio da vivência compartilhada de todos, brinca, ensina, dá dicas, dá sentido a cozinha, valoriza com graça cada ingrediente local ou não. Abre caminhos! Materializa na telinha do celular o sabor de cada prato. Na fumacinha imaginável da postagem, o perfume de cada receita, que muitas vezes, nos transporta direto para pertinho daqueles que tanto amamos. Eliete Portela-Weller, membro do grupo, traduz de uma forma muito bela essa receita, essa união de sentidos: “Cozinhar é o ato de colocar o amor no prato, é degustar a vida! Cozinhar é transformação”. Acredito que essa transformação é sentida por cada um que se entrega ao ato de cozinhar e por isso, o sucesso tão merecido do grupo.
E neste ritmo, a cozinha entre gostos e aptidões tão singulares, se pluraliza. Por exemplo, no grupo, a Giovanna que aprendeu a fazer pães na China os ensina em detalhes. O Flavio e a esposa Glaucia Lanzoni passeiam por cardápios que asseguram mesmo desse lado do mundo um conforto gastronômico implacável. Você consegue imaginar um pudim perfeito, é o dele! A Rebecca Steinhoff nos presenteia com suas mesas de festas, que inclui lindas coxinhas, é claro! O grupo que parece grande, dá espaço para todos brilharem. Não há novatos ou grandes experts, há pessoas que os predicados são muito mais importantes e nobres que o simples rótulo. Seres humanos entusiastas em ajudar, alertando ao outro a novidade do dia. Inspirando, impulsionando, ressignificando talvez para muitos o sentindo e a presença na cozinha.
Fatos e compartilhamentos tão verdadeiros, tão reais, tão de gente pra gente, que nesta semana tivemos o primeiro, de muitos que virão, jantares presenciais entre alguns membros. Um encontro trazido pela comida, pelo cardápio, pela arte e desejo de cozinhar, de compartilhar, de alimentar a alma, de fazer amigos! Que delícia no presente a presença, a união possível, um gostinho pra lá de especial, de quero mais!
Então, confiança, como aqui, tudo vai passar, vai sim! Mas enquanto esse dia não chegar, reconheça, vivencie, abrace e agradeça virtualmente todas as novas oportunidades. Convide o seu amigo, sua amiga para online prepararem juntos o prato do dia, o cardápio especial para comemorar a vida!!
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS