Estamos nos reinventando, estamos adquirindo novos hábitos, novas percepções, novo estado de espírito sobre nossos limites, sobre os cenários, lugares e situações que nos cercam. E como nós, todas as empresas, todos os negócios, principalmente aqueles que entram nas nossas casas, que nos alimentam dentro ou fora do nosso lar, que nos convidam a entrar, sentar e se sentir à vontade. Esses, na China ou pelo mundo, estão se reinventando, ou melhor, estão se profissionalizando.
Pela China, encontramos restaurantes que pararam para respirar, e nesse respiro rápido entenderam: precisamos resgatar a essência e emoção do nosso cardápio, mas com uma dose acentuada de razão e controles, precisamos nos profissionalizar ainda mais. E essa necessidade não chegou sozinha, o cenário atual é claro, nos informa sem piedade: não há mais espaço para aqueles que conhecem de negócio, mas não entendem do negócio. Não basta mais somente saber cozinhar!
Restaurantes dentro de condomínios residenciais aqui na China não são exceções, e pós pandemia percebemos que esse número vem crescendo como oportunidade de negócio e de aumento da renda familiar. Mas não confundam negócio familiar, pequenos negócios com falta de controles. Muitos estão reabrindo ou começando com o pé direito, ainda melhores e mais robustos. Exemplares!
Quantidade de atendentes restrito, escalas inteligentes e flexíveis de funcionários, redução do cardápio, mantendo sabores e pratos que realmente os diferenciam, cardápio exclusivo para as condições impostas pelo delivery, vendas de ingredientes e não só de pratos prontos com as suas respectivas receitas, venda de frescos e orgânicos, entregadores treinados a conduzir os pratos como chefs, padronização nos pratos e serviços, controle de pedidos “versus” estoques, preços promocionais na compra de vouchers antecipados ou na compra de um número expressivo de pratos, frutas, legumes e verduras da estação sendo melhor explorada no cardápio, são itens imprescindíveis deste novo menu. Acompanhado de simpatia, empatia, um bom sorriso, e um espaço instagramável, atributos que não só atraem, conquistam e fidelizam clientes!
E não para por aí não. Muitos estão aproveitando o espaço da residência para oferecer atividades diferenciadas entre as refeições, ou até mesmo junto delas, como aulas lúdicas, massagem relaxante e terapêuticas, experimentações de chás, café, curso dos pratos relacionados a casa, adegas etc. Podendo estar acompanhado ou não do seu pet.
As praças de alimentação, feirinhas gastronômicas, a comidinha agora na rua, também merecem ser destacadas. Elas também estão seguindo direitinho a cartilha do empreendedor, com toques pitorescos e inusitados de criatividade inclusive nas vendas online e vitrines surreais. O cardápio 3D, que parecem comida de verdade, mais não é, representado pelos pratos em tamanho original são oferecidos no menu, e reproduzem fidedignamente o que virá a sua mesa. Neste cardápio irresistível você só precisar apontar!
Opa, alguém disse apontar? Para os espaços mais hightechs, o QRCode na mesa dá acesso ao cardápio, ao pedido e ao pagamento, tudo pelo seu celular. Sucesso antes mesmo da pandemia, que agora ganha ainda mais méritos, chegou para ficar.
Momentos difíceis impõe velocidade, impõe ritmo, impõe mudanças que não necessariamente são de todo ruim. São necessidades esquecidas, não priorizadas, mas não menos importante. Necessidades que se dada a atenção em seu tempo certo amortiza dores, mas para isso, precisamos estar atentos ao presente. Precisamos nos perguntar diariamente, como posso fazer melhor o que fizemos ontem?
Então pra hoje, façamos e sejamos melhor que ontem nos negócios, na família, com os amigos! Não deixemos que novos desconhecidos imponham as regras e a velocidade! Bórala se "profissionalizar" nesta nossa Vida.SA !
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