Em 2020 o calendário lunar está sendo generoso. De 1 a 8 de outubro, importantes comemorações e feriados estão se sobrepondo. O feriado nacional da Proclamação da República Popular da China & “Golden Week” entram o mês de mãos dadas com o Festival do Meio Outono, ou também conhecido como Festival da Lua. Esse último, um festival que remete ao romantismo do conto de um casal de semideuses chineses que se encontram unicamente no meio do outono. Mas também há pessoas que preferem a versão que ressalta as raízes históricas na tradição agrícola da China, festejando no período a colheita farta que veio e que virá dos campos da zona rural. Um período para encontrar e presentear familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, funcionários etc. Um período para se estar ao redor da mesa com pessoas especiais saboreando uma deliciosa comida!
E falando em comida, os “moon cakes”, bolos da lua, são uma dessas delícias, uma das marcas registradas e mais populares deste festival. Se comparado com o ocidente, poderíamos facinho, sem medo de errar, compará-los com o panetone de Natal, tanto à mesa, como presente.
Mas você deve estar pensando, o que são esses bolinhos lunares. São bolinhos densos de sabor riquíssimos, recheados, redondos ou quadrados, que geralmente medem cerca de 5 a 10 cm de diâmetro e até 5 cm altura. A maioria desses bolinhos prensados tem uma casquinha não muito grossa envolvendo um recheio doce e também denso. Geralmente são servidos com chá. Os “moon cakes” simbolizam a integridade e a união de família, expressam amor e votos de felicidades.
Os recheios podem variar entre doces e salgados. Pasta de feijão doce, matcha, semente de lótus, geleias de frutas frescas, gemas de ovo curado, presunto, carne de porco assada, nozes e frutas secas são alguns dos recheios mais tradicionais.
Como os panetones encontramos “moon cakes” de diferentes marcas e preços, mas todos embalados caprichosamente em caixas atrativas, quero dizer, belas caixas de presente. Os preços contam com uma escala sem proporção, seguem de preços honestos, realmente muito baixos, a preços estratosféricos, principalmente os que se apresentam em embalagens clássicas, luxuosas, vendidas em lojas famosas, boutiques e hotéis.
Concluindo, tem “moon cake” para todos os gostos, sabores e bolsos, é só você escolher, inclusive com vendas a granel.
As marcas mais populares na China são Daohuaxiang (稻 花香), Anqi (安琪), Tianlun (天伦), Huamei (华美), Ronghua (荣华), CANSO (元 祖), Maxim's (美 心), Miqi (米 旗) , Xinghualou (杏花楼) e Maiquer (麦 趣 尔). Redes como Starbucks e Häagen-Dazs comercializam suas próprias linhas que são bastante diferentes em comparação aos recheios tradicionais. Häagen-Dazs, por exemplo, substituiu o recheio por sorvete, cobrindo-os com chocolate em vez de massa.
Advinha! Uma delícia!
Escolheu, gostou, sentiu o gostou daí? Por aqui, acompanhado do chazinho da tarde vamos provar a caixa presente que ganhamos de amigos. Vamos nos deliciar com mais um capítulo dessa cultura, das histórias que nos contam e nos encantam. Vem com a gente, daqui a pouquinho tem mais...
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS