Ouça este conteúdo
Para tudo, chegamos à Pequim (em chinês mandarim 北京 Běijīng), nossa primeira visita a capital da China, um dos destinos turísticos mais visitados no mundo! E nessa primeira visita, não posso negar, as emoções estavam a flor da pele. Entusiasmados, curiosos, estávamos certos de que teríamos muito a explorar, muito a desbravar, muito com que se surpreender, muita história que conosco seriam compartilhadas, e tenha certeza, acertamos em cheio!
Quando falamos de Pequim, muitos remetem inicialmente a Grande Muralha da China, cartão postal e uma das 7 Maravilhas do Mundo construídas pelo homem, mas pode acreditar, ela é muito mais, inclusive no quesito gastronomia.
Com 100 restaurantes presentes no Guia Michelin 2020, tem como destaque 1 restaurante sendo três estrelas, 2 restaurantes sendo duas estrelas e 20 sendo uma estrela, sinônimo de uma impressionante e diversificada cultura culinária. Muitos especialistas afirmam que atualmente além de inclusiva é uma das melhores surpresas do clássico, da história e o moderno.
Caminhando pela cidade, a curiosidade nos levou a entrar aqui, ali, acolá, a visitar restaurantes com cardápio tradicional, a provar o cardápio das barraquinhas de rua, a passear e visitar os espaços gastronômicos dos shoppings. E podemos afirmar, os sabores da cidade cativam, são sim, uma grata surpresa. Ingredientes, iguarias, segredos orquestrados perfeitamente levando a mesa pratos com tempero leve, mas com identidade, ricos e encantadores em diversidade e em frescor. No topo da lista de mais recomendados, o pato laqueado, com gordura no ponto, douradinho a ponto de brilhar, servido fatiado entre verduras e legumes, pra nós, ficará registrado com muito carinho nas nossas memórias gastronômicas e afetivas. Uma delícia!!
Com toque mais moderno, em plena praça de alimentação do shopping do centro da cidade, uma bolinha de casquinha muito fina crocante, envolta de gergelim, recheada com húmus, tomate, cebola e pimentão picadinhos e um toque especial de algo não identificado, mas perfeito, promoveu na bocada única um explosão de sabores inigualável. Chef quero autógrafo, e uma matulinha para levar para casa, por favor!
Mas não foram só os pratos e cardápios que nos fizeram bem, as combinações de espaços também chamaram a atenção, como o empreendedorismo.
Casas de chá, cardápio para “brunch” servidos entre o colorido das lindas rosas e arranjos na floricultura nos fizeram suspirar, que romântico! Que ideia legal, a união do melhor de cada um atraindo muitos! A leveza, o aroma, as luzes e claridade, as sugestões do cardápio combinavam perfeitamente com tudo que se traduz sobre flores e belos pratos. Amamos! E enquanto passeávamos, não menos criativos, bolinhos, sorvetes remetiam seus formatos aos pontos turísticos mais visitados da cidade, e claro, a quantidade de “clicks”, de “selfs” impressionava! Com sabores modestos, a perfeição impressionava, tanto quanto o preço. Pode acreditar, um sucesso de bilheteria!
E antes de terminar o passeio, não podia deixar de provar os noodles. Adoro comparar seu sabor entre as cidades que visitamos, e posso afirmar, foi um dos melhores que provei! Ponto de cozimento, temperatura, temperos, corte e tamanho da carne tudo harmonioso, tudo delicioso, advinha, comi o pote inteiro! Vamos ter que voltar!
Então borálá caminhar com a gente, seguir no próximo capítulo, para outra cidade. Direto para Shanghai! Te vejo lá ...