O sistema de geração por placas fotovoltaicas é o sistema de Geração Distribuída mais conhecido e possuí um ganho em três frentes, (i) gera economia de energia para quem realizou o investimento, (ii) descarrega a rede de distribuição das concessionárias, auxiliando na redução do preço da energia e (iii) auxilia na preservação do meio ambiente pela escolha de fontes renováveis de geração de energia.
Já é realidade, pelo menos, no Japão, uma cidade inteligente e inteiramente sustentável, com energia provida pelos sistemas de geração distribuída. O projeto da Fujisawa Sustainable Smart Town teve a fase de construção concluída. A Panasonic, responsável pelo complexo, trabalha agora nos últimos detalhes e na venda das residências.
A construção de cidades inteligentes e sustentáveis, como na Província de Kanagawa, situada cerca de 50 km a oeste de Tóquio, faz parte de um projeto realizado pela Panasonic com mais oito empresas parceiras com o intuito de recuperar áreas devastadas por um terremoto e tsunami. A prioridade na “Cidade Inteligente e Sustentável de Fujisawa” é a consciência energética e ecológica.
As casas já possuem painéis solares embutidos, que fornecem energia para a residência e ainda armazenam o excedente em uma bateria para uso posterior. O projeto também oferece um bairro exclusivo para moradores que não possuem carros próprios, com opções para o compartilhamento e alugueis de carros elétricos.
Dentre as possibilidades de geração distribuída de energia, a fonte que vem se tornando cada vez mais popular é geração de energia por Sistemas Fotovoltaicos (FV).
Na balança, já existem mais fatores favoráveis à expansão do setor e a estimativa é que este mercado cresça mais de 300% em 2016, tanto em residências quanto no setor privado, como indústrias e comércios que possuem como foco a redução do custo de energia.
Algumas das vantagens da utilização dos sistemas fotovoltaicos no Brasil:
As centrais necessitam de manutenção mínima;
A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão;
A energia solar não polui durante sua produção. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controles existentes atualmente;
Os painéis solares são a cada dia mais potentes e seu custo vem decaindo e o custo da tarifa de energia no Brasil aumentando. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável;
Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território. Em locais longe dos centros de produção energética, sua utilização ajuda a diminuir a demanda energética e a perda de energia que ocorreria na transmissão.
Grande abraço!
André Telles, Eduardo Marques, Roberto Marcelino.
Ficou interessado no tema energia solar, converse conosco:
contato@icities.com.br