Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Bettlejuice: melhor filme de Tim Burton prestes a ganhar continuação

 O título deste post, antes de tudo, é uma provocação. Afinal, Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice, 1988) é ou não o melhor filme de Tim Burton? OK, o adjetivo “melhor” é bem relativo. Mas podemos mudá-lo sem problemas por “mais divertido”, “mais marcante” ou “mais engraçado”. Que me perdoem os entusiastas da parceria entre Burton e Johnny Deep, mas defendo que, sim, os trejeitos do infame Bettlejuice são imbatíveis na filmografia do diretor.

Independente da posição que Os Fantasmas se Divertem ocupa no ranking dos fãs de Burton, a novidade é que a aventura deve ganhar uma sequência em breve. A possibilidade já era discutida há tempos nos corredores de Hollywood, mas, segundo a Variety, parece que agora a produção enfim sai do papel. E o melhor: com Tim Burton e Michael Keaton assumindo seus papeis anteriores. Já há até um roteiro escrito, de autoria de Seth Grahame Smith, que roteirizou um dos filmes mais recentes de Burton, Sombras da Noite (Dark Shadows, 2012). Leia a matéria da Variety na íntegra aqui.

Os Fantasmas se Divertem: filme do início da carreira de Burton segue como uma de suas mais memoráveis obras.

Bettlejuice: seria o personagem de Michael Keaton o fantasma mais amado do cinema? (Foto: Divulgação)

O projeto já era de interesse da Warner Bros. faz anos, mas, até então, a presença de Burton na direção era bastante incerta. Até porque, como bem lembra a Variety, sequências são raríssimas na filmografia do diretor. A única vez que ele dirigiu a continuação de uma obra sua foi em Batman – O Retorno (Batman Returns, 1992) – isso desconsiderando a transformação de seu curta Vincent no longa de animação Frankenweenie (2012). Agora, com o roteiro em mãos e o interesse de Keaton garantido, Burton estaria em negociações avançadas com o estúdio.

Ainda é cedo para pensar em prazos ou mesmo comemorar, mas, ao menos, a notícia serve para resgatar a atenção em relação à obra original. Quem se apaixonou por Burton nos últimos anos, em sua série de filmes protagonizados por Johnny Deep, deve parar para conhecer (ou rever) essa extravagante e original obra de início de carreira. O filme, merecidamente, ganhou o Oscar de Melhor Maquiagem, pelo visual meio clown, meio dark do fantasma sacana Bettlejuice, naquela que, certamente, é a atuação mais insana de Keaton.

Os Fantasmas se Divertem: sequência, estudada há anos, pode ser confirmada em breve.

Casal de fantasmas vivido por Alec Baldwin e Geena Davis recorre a vários truques (mal-sucedidos) para espantar os vivos de sua casa. (Foto: Divulgação)

O elenco afiado ajuda, com Geena Davis (por onde essa atriz anda?) e Alec Baldwin na pele do apaixonado casal de fantasmas que – numa inversão da típica história de casa assombrada – tenta espantar de sua mansão os novos moradores, uma família de ricos excêntricos (e vivos, diga-se de passagem). Winona Ryder também está lá como a jovem gótica que toma as dores dos fantasmas, ao mesmo tempo que enfrenta forças poderosas e misteriosas. Ao fim, todos recorrem a Bettlejuice, e é aí que as encrencas começam de verdade.

Muito do visual, dos efeitos especiais e do clima de humor negro de Os Fantasmas se Divertem se tornariam marca registrada dos filmes seguintes de Burton. Sem contar que virou até desenho animado. Pra relembrar enquanto aguardarmos mais novidades sobre a sequência, seguem algumas das cenas mais marcantes do filme:

*

E você, ansioso para a continuação de Os Fantasmas se Divertem? Quais são suas outras obras preferidas do Tim Burton? Deixe seu comentário aqui no blog!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.