Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Os melhores filmes produzidos na América Latina, segundo o IMDb

Um colega me passou o recentemente o link para um infográfico produzido por mais um abnegado designer com base em dados do Internet Movie Database – o popular IMDb. Dessa vez, trata-se de um mapa que mostra os filmes produzidos na América Latina que são mais bem cotados pelos espectadores em cada país. Vale lembrar que as notas são uma média das avaliações feitas por internautas no IMDb, e não necessariamente traduzem a opinião de críticos e do público em geral. Mas servem como referência, claro.

Não achei a fonte original em que o info foi postado, mas, ao que consta na imagem, ele foi produzido por Gustavo Teramatsu em janeiro deste ano. Segue abaixo:

Os melhores filmes da América Latina, segundo o IMDb. (Infográfico: Gustavo Teramatsu)

Os melhores filmes da América Latina, segundo o IMDb. (Infográfico: Gustavo Teramatsu/Reprodução)

Clique aqui para ver o mapa em tamanho ampliado.

Como é de praxe, a maioria dos espectadores costuma ter memória curta e, por isso, dos 19 filmes mencionados em seus respectivos países, 15 são produções recentes, dos anos 2000 para cá. Os cinco filmes com as melhores notas, tal como consta no mapa, são:

1. Cidade de Deus (2002), dirigido por Fernando Meirelles

Nota: 8,7

País: Brasil

*

2. O Segredo dos Seus Olhos (El secreto de sus ojos, 2009), dirigido por Juan José Campanella

Nota: 8,3

País: Argentina

*

3. Amores Brutos (Amores Perros, 2000), dirigido por Alejandro González Iñárritu

Nota: 8,2

País: México

*

4. Broche de Oro (2012), dirigido por Raúl Marchand Sánchez

Nota: 7,9

País: Porto Rico

*

5. Memórias do Subdesenvolvimento (1968), dirigido por Tomás Gutiérrez Alea

Nota: 7,9

País: Cuba

*

Além de liderarem o ranking dos melhores filmes em seus países, Cidade de Deus, Amores Brutos e O Segredo dos Seus Olhos também aparecem na lista geral dos 250 melhores filmes do IMDb. Logo aqui no blog falaremos especificamente sobre cada um dos três…

Por enquanto, fica uma indagação (ou provocação) para os colegas cinéfilos: Cidade de Deus é mesmo o filme “máximo” de nossa cinematografia? Ele é o mais bem cotado só por ser mais recente e ter tido grande repercussão (rendendo inclusive quatro indicações ao Oscar) ou de fato tem todos os méritos para ser visto como o ápice do cinema brasileiro após a retomada da produção nacional da metade dos anos 1990 para cá?  Quais seriam, enfim, os filmes “clássicos” do nosso cinema?

A discussão rende. Comente aqui no blog!

*

Gosta de design e cinema? Então confira esses outros posts:

*

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.