Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Os 10 filmes mais sanguinários de todos os tempos

Já faz tempo que as discussões sobre listas de filmes, atores e diretores deixaram de ficar restritas a cinéfilos, nerds e outros espécimes do tipo. Um cientista da Universidade de Michigan, PhD em Ciências da Computação, se deu ao trabalho de organizar um ranking com os 100 filmes mais sanguinários de todos os tempos — em outras palavras, as produções que contabilizam mais mortes mostradas ao longo da película.

Randal Olson produziu as listas baseando-se na base de dados do site Movie Body Counts. O interessante é que, no topo da lista, não estão os filmes de ação do tipo “exército de um homem só”, onde normalmente abundam explosões, pescoços quebrados e tiroteios. Ou seja, nada de Chuck Norris ou Arnold Schwarzenegger fazendo escola. Faz mais sentido depois que vemos a lista dos 10 filmes com mais mortes:

1. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (Lord of The Rings: Return of the King, 2003)

Contagem de mortos: 836

*

2. Cruzada (Kingdom of Heaven, 2005)

Contagem de mortos: 610

*

3. 300 (2007)

Contagem de mortos: 600

*

4. A Irmandade da Guerra (Taegukgi hwinalrimyeo, 2004)

Contagem de mortos: 590

*

5. Tróia (Troy, 2004)

Contagem de mortos: 572

*

6. O Último Samurai (The Last Samurai, 2003)

Contagem de mortos: 558

*

7. Quando Explode a Vingança (Giù la testa, 1971)

Contagem de mortos: 471

*

8. O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (The Lord of the Rings: The Two Towers, 2002)

Contagem de mortos: 468

*

9. Códigos de Guerra (Windtalkers, 2002)

Contagem de mortos: 389

*

10. Rei Arthur (King Arthur, 2004)

Contagem de mortos: 378

O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei: final da épica trilogia de Peter Jackson é líder absoluto no número de mortes.

O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei: final da épica trilogia de Peter Jackson é líder absoluto no número de mortes. (Foto: Divulgação)

A compilação de Olson mostra que, por uma questão de lógica, os filmes que retratam guerras – sejam fictícias ou fantasiosas – estão no topo da lista, justamente por mostrarem as centenas de baixas registradas no campo de batalha. O líder absoluto é a parte final da trilogia O Senhor dos Anéis, que tem seu ápice justamente na épica batalha dos exércitos liderados por Gandalf e Aragorn contra as forças de Sauron. Visualmente, as longas sequências são espantosas – no bom sentido – e não à toa ajudaram O Retorno do Rei a levar 11 estatuetas do Oscar pra casa, recorde só igualado por Titanic (1997) e Ben-Hur (1959).

O site Business Insider fez algumas ponderações sobre a lista, que merecem ser replicadas, a título de curiosidade, com algumas ponderações que fiz por conta (veja a matéria do site aqui, em inglês):

– Apesar de ser o filme mais “sanguinário”, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei ganhou classificação PG-13 nos Estados Unidos. Pelo visto, o grande número de mortes não é um elemento a ser levado em consideração na hora de classificar a faixa etária de uma produção.

Orlando Bloom, que interpreta o elfo Legolas na trilogia de Peter Jackson, está presente em 4 dos 8 filmes com mais mortes: O Retorno do Rei e As Duas Torres; A Cruzada e Tróia.

– Entre os 25 filmes mais sanguinários, 18 são produções lançadas a partir do ano 2000. Nesta lista ampliada, estão produções de grande apelo popular, como Titanic (307 mortes), O Resgate do Soldado Ryan (255 mortes) e Piratas do Caribe: No Fim do Mundo (252 mortes).

Veja abaixo a lista dos 25 filmes com mais mortes:

Os 25 filmes com mais mortes na história do cinema. (Imagem: Reprodução/Randal Olson)

Os 25 filmes com mais mortes na história do cinema. (Imagem: Reprodução/Randal Olson)

Não satisfeito, o pesquisador Randal Olson fez ainda uma compilação com os 100 diretores e 100 atores mais sanguinários do cinema. Mas isso já será tema para outro post do blog, em breve…

**

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.