A revista Empire, uma das publicações mais tradicionais e populares sobre cinema nos Estados Unidos, divulgou esta semana o resultado de uma pesquisa feita com os leitores, por meio da internet, para eleger os 301 melhores filmes de todos os tempos. A publicação não deixa claro quantos votos foram contabilizados, mas diz em “centenas de milhares”. A pesquisa será o tema de capa da edição de julho da revista, mas já é possível visualizar a lista dos 301 filmes no site da Empire.
Pesquisas baseadas na opinião dos espectadores, em vez da dos críticos, não são novidade. A mais conhecida ainda é a Top 250 do IMDb, que, por ser atualizada em tempo real pelos usuários do site, tem o potencial de mostrar o que o público tem assistido e gostado ultimamente. Na relação do IMDb, estão no topo, em ordem decrescente, Um Sonho de Liberdade (1994), O Poderoso Chefão (1972), O Poderoso Chefão – Parte II (1974), Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008) e Pulp Fiction (1994).
Não espere nada muito diferente na pesquisa da Empire. É interessante e pertinente que os espectadores tenham suas preferências mapeadas, mas também é frustrante perceber como o grande público tem memória curta e restrita ao seu mundinho local. Todos os 10 maiores filmes votados pelos internautas são produções da indústria hollywoodiana, incluindo vários blockbusters. Como a Empire é norte-americana, nada mais comum que seus leitores priorizem essas produções. Mas agora afirmar que Batman – O Cavaleiro das Trevas é o terceiro melhor filme de todos os tempos é forçar (e muito) a barra. E olha que eu sou fã de carteirinha do morcego… O mesmo vale pra filmes como O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel e A Origem.
Veja abaixo a lista dos 10 melhores/maiores filmes de todos os tempos, conforme a opinião dos leitores da Empire:
1. Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca (Star Wars: Episode V – The Empire Strikes Back, 1980)
2. O Poderoso Chefão (The Godfather, 1972)
3. Batman – O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008)
4. Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, 1994)
5. Pulp Fiction: Tempo de Violência (Pulp Fiction, 1994)
6. Guerra nas Estrelas: Episódio IV – Uma Nova Esperança (Star Wars: Episode IV — A New Hope, 1977)
7. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring, 2001)
8. Tubarão (Jaws, 1975)
9. Os Caçadores da Arca Perdida (Raiders of the Lost Ark, 1981)
10. A Origem (Inception, 2010)
Acesse aqui a lista completa.
OK, fica claro que o título da lista é equivocado. Não são os “melhores filmes” mas sim os filmes mais populares. Abrindo um pouco mais a lista, você vai encontrar no Top 20 produções como O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, Os Vingadores e Jurassic Park. 2001 – Uma Odisseia no Espaço, aparece atrás de todas essas produções, somente no 22º lugar. Até O Lobo de Wall Street e Jogos Vorazes: Em Chamas, lançados há poucos meses, estão na lista.
Neste Top 10, eu deixaria somente O Poderoso Chefão, uma das poucas unanimidades entre público e crítica. Pulp Fiction também merece ser lembrado, sempre, mas não em uma relação que se propõe a destacar as 10 grandes obras do cinema — talvez em um Top 100 ou Top 50. Não estou dizendo que Cidadão Kane obrigatoriamente precisa figurar no topo do ranking (o que é outro lugar-comum), mas que tal dar a devida atenção a clássicos que influenciaram toda a indústria mundial do cinema e continuam insuperáveis, como O Encouraçado Potemkim, Um Corpo que Cai, Rastros de Ódio, 8 1/2, Ladrões de Bicicleta e por aí vai? Ou esses filmes são “difíceis” demais? Nada disso. Difícil é entender que alguém pode assistir a Guerra nas Estrelas e achar que esse é o melhor filme já feito.
Você concorda com a lista dos leitores da Empire? Na sua opinião, quais filmes não podem faltar em um Top 10? Deixe sua relação nos comentários!
**