O golpe militar completa 50 anos no dia 31 de março. Para resgatar os acontecimentos do período, a TV Cultura e a TV Brasil lançam, nesta segunda-feira (24 de março), três séries : Pátria Amada, Resistir é Preciso e Advogados Contra a Ditadura.
Pátria Amada
Pátria Amada, da TV Cultura, aborda o panorama político da época — do suicídio de Getúlio Vargas até a deposição de João Goulart, no ano de 1964 – e a atuação de torturadores, torturados e artistas. O programa ainda conta com entrevistas de personalidades, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o diretor de teatro José Celso Martinez Corrêa.
A série está dividida em cinco episódios. O primeiro vai ao ar hoje, às 22 horas, na Cultura. A direção e a apresentação são assinadas pelo jornalista Willian Corrêa, da própria emissora.
Resistir é Preciso
A série Resistir é Preciso, criada pelo jornalista Ricardo Carvalho, mostra a trajetória da imprensa alternativa durante o período militar. Se você quer conhecer um pouco da história de veículos como Pasquim, Bondinho e PifPaf reserve um espaço na agenda de hoje à noite. Além disso, também há entrevistas com jornalistas de peso que atuaram na época, como José Hamilton Ribeiro e Paulo Moreira Leite.
O primeiro episódio será exibido nesta segunda-feira, às 19h30, na TV Brasil. No total são dez, cada um com 26 minutos de duração.
Advogados Contra Ditadura
Criada pelo documentarista Silvio Tendler, conhecido como o “cineasta dos vencidos”, a série retrata a história de advogados que lutaram contra o regime militar.
São cinco episódios, cada qual com 52 minutos de duração. O primeiro, que trata dos primeiros dias do regime militar, será exibido hoje, às 23h30, na TV Brasil.
Militares pela Democracia
Na próxima segunda-feira, dia 31 de março, a TV Brasil lança a série Militares pela Democracia. O cineasta Silvio Tendler, responsável pela direção, pretende mostrar que nem todo militar estava de acordo com o golpe. “Alguns se viram expulsos das Forças Armadas, cassados, tiveram suas vidas sacrificadas por conta da ditadura”, disse Tendler ao portal EBC (Empresa Brasil de Comunicação).
Como assistir?
TV Cultura
Os programas da TV Cultura são retransmitidos pela e-Paraná, no canal 9 (VHF). Também é possível assisti-los pela internet. O site é http://cmais.com.br/aovivo.
TV Brasil
Parabólica analógica: Satélite C –2/Freq. – 3750/Banda L – 1.400/Polarização: Horizontal
Parabólica digital: Satélite C-2/Freq. – 3656/Banda L: 1494/Polarização: Vertical/Symbol Rate: 3930 – FEC: ¾
TV por assinatura: SKY (canal 166)/Vivo (canal 9, se for analógico; canal 181, se digital)/Claro (canal 9)/NET (canal 3).
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião