Nada de sangue, entranhas, gritarias ou zumbis loucos em busca de carne humana. Em Les Revenants – série francesa dirigida por Fabrice Gobert e baseada no livro de Robin Campillo – os mortos-vivos têm classe.
A história se passa em uma pequena cidade no interior da França. Alguns de seus moradores, mortos anos antes, renascem e começam a voltar para casa como se nada tivesse acontecido. A aparência é a mesma e eles não se lembram de nada.
Quando descobrem que estão mortos, tentam se reintegrar à sociedade. O problema é que a comunidade – e os próprios “ex cadáveres” – não conseguem entender o que está acontecendo. E você, quando assistir, também não!
A série é sempre tensa e sombria. Sabe aquela sensação que você tem em um dia cinzento, chuvoso e frio, bem característico de Curitiba? É a mesma. A ideia de solidão também é uma constante. A cidade sempre está vazia, mal iluminada e silenciosa.
A primeira temporada tem oito capítulos, cada um com 55 minutos, em média. Os episódios levam o nome de um personagem. O primeiro é Camille.
Camille, interpretada pela atriz Yara Pilartz, perdeu a vida em um acidente de ônibus escolar. Três anos depois ela retorna para casa, dá um oi para sua mãe, Claire – interpretada pela atriz Anne Consigny -, e vai tomar um banho.
O que você faria nessa situação? Gritaria, choraria ou atacaria o ser? Eu ficaria assustado e pediria ajuda. A mãe de Camille, apesar do espanto, mantém a pose e demonstra seu medo de forma sutil, uma das características dos personagens de Les Revenants.
Por causa do sucesso na França, o Channel 4, da Inglaterra, a SVT, da Suécia, o Hot, de Israel, a Now TV, de Hong Kong, e a Viasat, da Hungria, adquiriram os direitos de exibição. O A&E, dos Estados Unidos, pretende lançar um remake. Aqui no Brasil a série começou a ser exibido no dia 30 de outubro, no canal MAX.
Segunda temporada de Les Revenants
As gravações da segunda temporada vão começar em fevereiro de 2014. Como a primeira, terá apenas oito episódios. O lançamento será na fall season – período em que a maioria das séries voltam a ser exibidas nos Estados Unidos.
Les Revenants é uma das melhores séries que vi neste ano.