Ouça este conteúdo
Está aberto o processo seletivo da Agência Nacional de Mineração (ANM), com a oferta de 40 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva no cargo de Técnico em Segurança de Barragens. A agência é uma autarquia federal criada em 2018 e vinculada ao Ministério de Minas e Energia, sendo responsável pela gestão da atividade de mineração e dos recursos minerais brasileiros, exceto hidrocarbonetos e substâncias nucleares.
Conforme o edital de abertura, a função exige a graduação em Geologia, Engenharia Geológica, Engenharia de Minas, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental ou Engenharia Florestal, além de experiência profissional comprovada superior a cinco anos na função ou título de mestrado ou doutorado na área de formação.
As inscrições serão recebidas de 1º a 12 de fevereiro de 2021 no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), com taxa de participação no valor de R$ 102,00. Há previsão de isenção do pagamento da inscrição nos casos previstos no edital de abertura.
Os candidatos serão avaliados em Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT) e São Paulo (SP) no dia 21 de março de 2021 mediante prova objetiva com cem itens para julgamento certo ou errado das matérias de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Ética no Serviço Público e Conhecimentos Específicos, além de prova discursiva (elaboração de parecer) na mesma data. Haverá, ainda, posterior avaliação de títulos de caráter apenas classificatório para os candidatos aprovados na prova discursiva.
Os aprovados serão contratados por tempo determinado para o desempenho de atividades técnicas de complexidade gerencial e de engenharia sênior na área de segurança de barragens, com lotação nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT) e São Paulo (SP) conforme escolha da vaga no momento da inscrição.