Quem pensa que concurseiro não faz listinha de alvos no ano novo engana-se muito. Por isso, o blog Concurseiros convida você a ter uma pequena lista de metas para ajudar na caminhada até a posse. Afinal, já é comprovado que não é a prova que destrói o candidato e sim, a preparação. Como afirmam muitos militares: treinamento duro é igual a combate fácil. O objetivo é aproveitar ao máximo o caminho até o dia do concurso e, assim, gabaritar a prova será mera consequência dos seus estudos. Eis abaixo a nossa lista para 2018.
LEIA TAMBÉM: Os 10 mandamentos do concurseiro vencedor.
1 – Prometo não comer chocolates, salgadinhos e biscoitos enquanto estudo, embora seja tentador e delicioso. E nem tomar refrigerantes. Vou beber muita água e comer coisas saudáveis, como palitos de cenoura e frutas. Assim não ficarei doente durante a preparação.
2 – Prometo economizar e parar de gastar mais do que ganho. Chega de compras desnecessárias. E vou guardar 10% dos meus rendimentos no banco para emergências. A posse pode demorar e precisarei pagar as contas.
3 – Prometo não destruir a minha coluna durante a jornada de estudos. Vou investir numa cadeira adequada e, também, fazer exercícios todos os dias, mesmo que seja apenas uma caminhada de 30 minutos.
4 – Prometo não descontar as minhas frustrações nos membros da família. Se eles não me deixarem estudar, vou levar os materiais para a rua e transformo o meio-fio num home oficce. Também vou buscar alternativas em bibliotecas e locais de estudo.
5 – Prometo dar o meu silêncio e um belo sorriso para cada palavra negativa da minha família. Aprendi que poucos entendem o que é o mercado dos concursos públicos e que não preciso explicar a razão da minha fé.
6 – Prometo não gastar mais que 30 minutos por dia em redes sociais, e isso inclui o whats. A humanidade viveu sem esse aplicativo durante milênios e tudo deu certo, então posso desligá-lo por alguns meses. Quem precisar de mim usará o velho e bom telefone ou o e-mail.
7 – Prometo que se o desânimo aparecer, procurarei ajuda de pessoas capacitadas, como um psicólogo, padre, pastor, mentor ou coach. Não vou transformar as redes sociais no muro das lamentações.
8 – Prometo não enlouquecer quando a vitória acontecer. Ao invés disso, ajudarei outras pessoas a chegar ao cargo público. A palavra amiga de quem alcançou a posse pode mudar a história de uma pessoa que está sofrendo.
Se lembrar de mais alguma promessa deixe abaixo nos comentários. E siga as páginas do Vida Financeira e Emprego e da blogueira Thais Nunes no Facebook.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast