Ouça este conteúdo
Está temporariamente suspenso o concurso para ingresso na guarda civil municipal da prefeitura de Apucarana, município do norte central paranaense com cerca de 110 mil habitantes. Segundo a portaria divulgada na página da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina - FAUEL (confira aqui), organizadora do concurso, a medida foi tomada devido à possível participação de parentes do presidente da comissão do concurso na disputa por uma das vagas, o que é vedado pelo edital.
Sendo assim, haja vista houve somente a suspensão temporária do concurso e não o cancelamento do edital, até que haja a apuração dos fatos, a prova escrita aplicada no último domingo (15 de maio), primeira etapa da seleção, continua válida até segunda ordem.
Sobre o concurso
O cargo de guarda civil municipal tem remuneração inicial de R$ 3.212,64 e o ingresso na função exige, além de outros requisitos listados no edital de abertura, o nível médio de escolaridade, idade máxima de 40 anos na data da posse, habilitação (CNH) na categoria AB e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.
O concurso teve pouco mais de 3 mil inscritos que passaram pela prova objetiva no último domingo, composta de cinquenta questões de língua portuguesa e interpretação de textos, matemática, informática e conhecimentos específicos.
Caso o certame seja retomado a partir da prova escrita, os candidatos que se classificarem na primeira fase serão convocados para o exame de suficiência física, o exame de saúde e antropométrico, a pesquisa social e a avaliação psicológica (e/ou adequação ao perfil profissional), etapas sucessivas de caráter apenas eliminatório.
Por fim, os aprovados em todas as etapas anteriores passarão pelo curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório.
Tem interesse em migrar para o setor público? Deixe nos comentários as suas dúvidas sobre o mercado dos concursos no Brasil.