Na última terça-feira (14) o governo do estado de São Paulo publicou o Decreto n.º 64.937 de 13 de abril de 2020 determinando a suspensão dos editais em andamento e proibindo a abertura de novos concursos enquanto durar o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto n.º 64.879 de 20 de março de 2020.
ESPECIAL: Está na quarentena? Veja como iniciar a sua preparação para concursos
A decisão foi tomada considerando a necessidade de priorização de recursos para combate à pandemia de Covid-19 e, também, a deterioração do cenário econômico nacional e, como consequência, da arrecadação tributária no estado de São Paulo.
Conforme o documento publicado no DOE (acesse aqui), a decisão está restrita aos certames estaduais, não atingindo os municípios, que têm liberdade para tomar suas próprias diretrizes. O decreto também não se aplica às universidades públicas estaduais, ficando apenas a recomendação da adoção imediata de medidas para garantir a solidez financeira diante a iminente redução de suas receitas.
Outras medidas
Além da paralisação dos concursos públicos, o governo também decretou que enquanto perdurar o estado de calamidade pública ficam suspensos, no âmbito da administração direta e das autarquias: a antecipação do pagamento do décimo terceiro salário aos servidores públicos civis e aos militares do Estado; a conversão em abono pecuniário de um terço das férias dos empregados públicos (regime celetista); a admissão de estagiários; as nomeações para cargos e empregos públicos; e a fixação de metas e a realização de avaliações referentes a bonificações e participações nos resultados que possam importar a assunção de despesas adicionais.
PRÓXIMOS: Edital chegando! Depen nacional escolhe organizadora
Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui espaço Concurseiros. Acompanhe também os principais concursos do país na página da blogueira Thais Nunes no Facebook.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast