O plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou nesta terça (30) o projeto de lei de autoria da vereadora Carol Dartora (PT) para garantir a reserva 20% das vagas em concursos e processos seletivos à população negra e indígena, de forma progressiva. A justificativa para as cotas étnico-raciais é a promoção da igualdade racial, buscando aplicar ação afirmativa já existente nos concursos em âmbito federal. Dartora ponderou que "séculos de escravidão não serão resolvidos com apenas um projeto de lei", mas diz acreditar que, dentro da luta antirracista, este é um exemplo de atitude concreta em busca da igualdade racial.
"Foi um dia histórico à Câmara Municipal de Curitiba. A gente teve um longo debate [em primeiro turno, a discussão durou mais de seis horas] e ficou ratificada a importância das políticas reparativas, para tirar nossa cidade do atraso", declarou a autora. Ela lembrou de todo o diálogo para que a proposta de lei, em trâmite na CMC desde janeiro, chegasse à pauta no Mês da Consciência Negra: "Este foi um projeto construído a muitas mãos, com muito diálogo, respeito".
Com a proposta já votada, o texto segue para sanção ou veto do prefeito Rafael Greca.
Implantação progressiva
O texto submetido à votação em plenário, depois de pouco mais de seis horas de discussão, foi um substitutivo assinado por Dartora e mais dezenove vereadores. A principal mudança, em relação ao texto que tramitava desde o começo do ano, é que a implementação das cotas será de maneira progressiva. Ou seja, o sistema de cotas étnico-raciais deve começar com a reserva de 10% das vagas, a partir da data da publicação da lei, e terá o acréscimo de 2% a cada dois anos, até o município chegar ao percentual de 20%.
A matéria manteve a autodeclaração como requisito inicial para a inscrição às vagas reservadas, conforme critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
(com informações da Câmara Municipal de Curitiba)
| Veja os concursos com inscrições abertas no Paraná |
Deixe os seus comentários e também as suas dúvidas sobre o mercado dos concursos no Brasil.
Senado aprova regulamentação da reforma tributária; texto volta para a Câmara
Câmara reacende debate sobre voto impresso: o que diz o projeto aprovado pela CCJ
Cirurgia de Lula retoma discussão dentro do PT sobre candidatura para 2026
Lula precisa passar o cargo para Alckmin enquanto está internado? Veja o que diz a Constituição
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast