Está aberto o concurso da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal, com a oferta de 1.179 vagas no cargo de policial penal, antigo agente penitenciário, sendo 400 imediatas e 779 para cadastro de reserva. De acordo com o edital de abertura, a função tem vencimento inicial de R$ 5.445,00 com jornada de quarenta horas semanais e o ingresso na carreira exige nível superior em qualquer área de formação.
As inscrições serão recebidas de 10 de março a 11 de abril no site do Instituto AOCP, organizadora do concurso, com taxa de participação no valor de R$ 175,00 (cento e setenta e cinco reais). Há previsão de isenção do pagamento nos casos previstos no regulamento do concurso.
Etapas da seleção
Os candidatos serão avaliados em Brasília no dia 12 de junho através de prova objetiva com cento e cinquenta questões (itens para julgamento certo ou errado) das matérias de língua portuguesa, redação oficial, noções de história e geografia do Distrito Federal, noções de informática, noções de raciocínio lógico, Direito (Administrativo, Constitucional, Penal, Processual Penal, Penitenciário, Criminologia e Direitos Humanos), noções de administração financeira e orçamentária, legislação aplicada aos servidores do governo do DF e legislação especial.
Os classificados na primeira fase passarão por teste de aptidão física, prova de aptidão psicológica e sindicância da vida pregressa, etapas sucessivas de caráter apenas eliminatório.
Os aprovados em todas as provas anteriores serão convocados para o Curso de Formação Profissional com duração de 180 horas/aula, sendo ministrado de segunda a sexta, nos turnos matutino e vespertino, podendo excepcionalmente se estender aos sábados, domingos, feriados e no período noturno.
| Veja outros concursos com inscrições abertas em todo Brasil |
Tem interesse em migrar para o setor público? Deixe nos comentários as suas dúvidas sobre o mercado dos concursos no Brasil.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast