Ouça este conteúdo
Uma excelente notícia para quem está se preparando para editais da área jurídica. Está definida a organizadora do XVIII Concurso para Defensor Público do Estado de Mato Grosso do Sul. Conforme publicação oficial desta segunda (1º), a instituição escolhida para organizar o certame foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Ainda não há definição quanto ao número de vagas abertas e nem uma data definida para o início da seleção, mas com o concurso autorizado e a organizadora escolhida, a publicação do regulamento e do edital do concurso pode acontecer já nas próximas semanas.
Último concurso
O último edital para a carreira de defensor público no estado do Mato Grosso do Sul foi publicado pela Fundação Vunesp em 12 de junho de 2014 (acesse aqui) com a oferta de trinta e cinco vagas e vencimento inicial de R$ 15.958,13. Na ocasião os candidatos enfrentaram cinco fases, todas sucessivas e eliminatórias.
A duas primeiras etapas do concurso aconteceram nos dias 23 e 24 de agosto de 2014, apenas 72 dias após a publicação do edital de abertura. No primeiro dia foi aplicada a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, composta por cem questões de múltipla escolha das matérias de Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito do Consumidor, Direito da Criança e do Adolescente, Direitos Difusos e Coletivos, Defensoria Pública e Direitos Humanos.
No segundo dia foi a vez das provas escritas subjetivas, segunda etapa de caráter eliminatório, com cinco questões discursivas e duas práticas (peça processual).
Os aprovados nas duas primeiras etapas foram convocados para a investigação social, para as provas orais (arguição e tribuna) e para a avaliação de títulos, sendo esta última de caráter apenas classificatório.