Ouça este conteúdo
Fui publicado hoje (11) a portaria de autorização do próximo concurso para as carreiras da Polícia Federal. Conforme divulgamos aqui no blog Concurseiros, o início dos preparativos vem sendo aguardado há alguns meses desde a promessa do presidente Jair Bolsonaro de investimentos na segurança pública federal.
De acordo com o documento publicado no Diário Oficial da União (confira aqui), estão autorizadas 123 nomeações para delegado da Polícia Federal, 400 para escrivão, 84 para papiloscopista e 893 para agente de polícia federal. O edital de abertura do concurso deve ser publicado em até seis meses contados a partir da publicação da portaria, ou seja, até 9 de junho de 2021.
O cargo de delegado tem remuneração inicial de R$ 22.672,48 (valores de 2018) e exige a graduação em Direito, além de comprovação de três anos de atividade jurídica ou policial. Já os cargos de agente, escrivão e papiloscopista têm remuneração inicial de R$ 11.983,26 (valores de 2018) e exigem o nível superior em qualquer área de formação.
Último concurso
O último edital para cargos da Polícia Federal foi publicado em 15 de junho de 2018 pelo Cebraspe (acesse aqui) com a oferta 500 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva, distribuídas nas funções de delegado, perito, agente, escrivão e papiloscopista, cargos efetivos com jornada de quarenta horas semanais em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva.
Os candidatos enfrentaram provas objetiva e discursiva em 19 de agosto de 2018, apenas 65 dias após a abertura do concurso, aplicadas em todas as capitais e no Distrito Federal.
Os classificados nas provas escritas foram convocados para exames de aptidão física, avaliação médica, avaliação psicológica, prova de títulos apenas para os cargos de delegado e perito e, também, prova prática de digitação para as vagas de escrivão.
Por fim, os candidatos aprovados nas etapas anteriores passaram pela última fase do concurso, o Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório, realizado no Distrito Federal.