Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Concurseiros

Concurseiros

É oficial! TJ Amapá autoriza concurso para juiz substituto

A expectativa é que o edital tenha nove vagas imediatas e formação de cadastro de reserva (Foto: Divulgação/TJ-AP)

Ouça este conteúdo

Uma excelente notícia para os concurseiros que desejam ingressar na carreira da magistratura estadual. Está oficialmente autorizado o próximo concurso para o cargo de Juiz de Direito Substituto do estado do Amapá, função com subsídio inicial de R$ 30.404,40 e que exige graduação em Direito, além de três anos de prática jurídica. De acordo com a Resolução n.º 1.386/2020-TJAP (veja abaixo), o concurso se justifica devido a necessidade urgente e inadiável de se recompor o quadro de juízes no estado.

A abertura do concurso já havia sido aprovada pelo Pleno Administrativo na 799ª Sessão Ordinária, conforme divulgamos aqui no blog em 11 de março de 2020. No entanto, a resolução autorizando o início da seleção foi publicada apenas no último dia 23. Com o concurso autorizado e a comissão formada, as próximas etapas serão a contratação de uma instituição organizadora para as provas e, por fim, a publicação do edital.

Último concurso

O edital do último concurso para juiz do Tribunal de Justiça do Amapá foi publicado pela Fundação Carlos Chagas em 27 de janeiro de 2014 (acesse aqui) com a oferta de 11 vagas imediatas e a formação de cadastro de reserva no cargo de juiz de direito substituto, função que na época tinha subsídio inicial de R$ 21.711,74.

Os candidatos foram avaliados mediante prova objetiva em 27 de abril de 2014, primeira etapa do concurso, seguida por três provas escritas nos dias 25, 26 e 27/07/2014, sendo uma discursiva e duas de produção de sentença.

Os aprovados nas etapas anteriores foram convocados para a terceira fase da seleção, de caráter eliminatório, composta por inscrição definitiva, sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental e, também, exame psicotécnico.

Os classificados na terceira fase foram chamados para a prova oral, de caráter eliminatório e classificatório. A quinta etapa do concurso foi o Curso de Formação Inicial, de caráter eliminatório e classificatório. Por fim, os aprovados em todas as etapas anteriores participaram da avaliação de títulos, fase de caráter apenas classificatório.

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui espaço Concurseiros. Acompanhe também os principais concursos do país na página da blogueira Thais Nunes no Facebook.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.