Ouça este conteúdo
Uma excelente notícia para quem deseja ingressar na carreira da advocacia pública. Já está disponível o regulamento do VI Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso na Carreira de Defensor Público do Estado do Rio Grande do Sul, documento que estabelece o formato das provas que serão aplicadas aos candidatos, além de outros detalhes importantes que farão parte do edital de abertura.
O regulamento (acesse aqui na íntegra) descreve que os inscritos no concurso passarão pelas seguintes etapas: prova objetiva, prova discursiva, sindicância sobre a vida pregressa, exame de sanidade física, exame de sanidade psiquiátrica, exame de aptidão psicológica, entrevista, provas orais, prova de tribuna e avaliação de títulos.
A prova objetiva, primeira fase do certame, terá cem questões de múltipla escolha das matérias de Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Direito Civil, Direto das Famílias, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor, Direito Penal, Direito Processual Penal, Criminologia, Direito das Execuções Penais, Direito da Criança e do Adolescente, Direito Tributário, Direito Administrativo, Direitos Humanos e Direito Institucional.
Conforme divulgamos aqui no blog Concurseiros em 31 de agosto de 2020, a comissão do concurso já está formada. Com o regulamento publicado, a próxima etapa do certame é o lançamento do edital de abertura, o que pode acontecer ainda em 2020.
Último concurso
O último edital para o cargo de defensor público do Rio Grande do Sul foi publicado pela Fundação Carlos Chagas em 29 de março de 2018 (acesse aqui) com a oferta de 50 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva no cargo de Defensor Público do Estado, função com remuneração inicial de R$ 22.213,43 (valores de 2018).
Na ocasião, os inscritos enfrentaram prova com questões objetivas de múltipla escolha; provas escritas com questões discursivas; sindicância sobre a vida pregressa; exames de sanidade física, psiquiátrica e aptidão psicológica; entrevista; prova oral; prova de tribuna e, por fim, prova de títulos, sendo esta última de caráter apenas classificatório.
As provas escritas (objetiva e discursiva) abrangeram questões das matérias de Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito das Execuções Penais, Criminologia, Direitos Humanos, Direito Institucional e Direito da Criança e do Adolescente.
Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui espaço Concurseiros. Acompanhe também os principais concursos do país na página da blogueira Thais Nunes no Facebook.