Ouça este conteúdo
Uma excelente notícia para quem está aguardando o edital do próximo concurso do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), seleção que terá a oferta inicial de 1.000 vagas para o cargo de técnico do seguro social, função com remuneração inicial de R$ 5.447,79 e que exige apenas o nível médio de escolaridade.
Segundo o extrato da dispensa de licitação publicado no Diário Oficial da União desta sexta (confira aqui), a Diretoria de Orçamento do Ministério do Trabalho e Previdência já definiu a organizadora que será responsável pelas provas do certame e a escolhida foi o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE).
Conforme divulgamos aqui no blog, o edital do INSS já está autorizado desde 13 de junho, tendo o prazo máximo de seis meses (13 de dezembro de 2022) para publicar o edital de abertura da seleção.
Último concurso
O último edital com vagas para o INSS foi publicado pelo Cebraspe em 23 de dezembro de 2015 (baixe aqui), com prova objetiva realizada no dia 15 de maio de 2016 em várias cidades dos 26 estados e no Distrito Federal. Os inscritos tiveram 144 dias para estudar entre a publicação do edital e a prova, o que contrariou a história dos concursos do INSS, já que normalmente há menos tempo de preparação (veja abaixo).
Neste último concurso foram oferecidas vagas de técnico do seguro social (nível médio) e analista em serviço social (nível superior em serviço social). Já nos editais anteriores, além do cargo de técnico do seguro social, foram abertas oportunidades para médico perito no edital de 15/12/2011, analista previdenciário nas especialidades de arquitetura, arquivologia, biblioteconomia, ciência da computação, ciências atuariais, comunicação social, direito, engenharia civil, mecânica, elétrica e de telecomunicações, estatística, pedagogia, psicologia, terapia ocupacional e também formação em qualquer área no edital de 26/12/2007 e oportunidade para analista previdenciário com formação em qualquer área no edital de 15/01/2003.
Tem interesse em migrar para o setor público? Deixe nos comentários as suas dúvidas sobre o mercado dos concursos.