Ouça este conteúdo
Falta muito pouco para a divulgação do edital da Polícia Militar do Piauí, que terá a oferta de 690 vagas, sendo 650 para o cargo de soldado e 40 para oficial. O concurso foi autorizado pelo governador do estado em 14 de dezembro de 2020 e o NUCEPE (Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos) já foi definido como organizadora.
O cargo de soldado exige, de acordo com o edital do último concurso (2017), o nível médio de escolaridade, idade máxima de 35 anos, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no mínimo na categoria AB e altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres. Já o cargo de oficial exige o bacharelado em Direito.
De acordo com a Lei n.º 6.173 de 02 de fevereiro de 2012, os cargos têm subsídio inicial de R$ 3.100,00 para soldado e R$ 4.793,93 para o cargo de oficial.
Último concurso
O último edital da PM-PI foi publicado pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) em 10 de março de 2017 (acesse aqui) com a oferta de 480 vagas para o cargo soldado, sendo 430 para o sexo masculino e 50 para o sexo feminino, com lotação nos municípios de Avelino Lopes, Bom Jesus, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato e Uruçuí.
Os candidatos foram avaliados em 30 de abril de 2017 mediante prova objetiva com sessenta questões de múltipla escolha das matérias de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais, noções de informática e conhecimentos específicos (legislação da Polícia Militar do Piauí e noções de direito).
Os aprovados na avaliação escrita foram convocados também para exames de saúde, teste de aptidão física, exame psicológico e investigação social, etapas sucessivas de caráter eliminatório. Os candidatos classificados em todas as etapas anteriores foram convocados para o Curso de Formação de Soldados, última fase do concurso.