Uma excelente notícia para quem está mantendo o ritmo de estudos durante a pandemia. De acordo com o Decreto Judiciário 350/2020, está autorizado mais um concurso para juiz substituto do Tribunal de Justiça do estado do Paraná. Segundo o documento publicado do DJ desta quarta-feira (08), o novo edital se faz necessário já que número de aprovados no concurso de 2018 não é suficiente para suprir o déficit de magistrados no TJ-PR.
O cargo tem subsídio inicial de R$ 24.818,89 e exige, entre outros requisitos legais, a graduação em Direito e, no mínimo, três anos de atividade jurídica realizada após a colação de grau em Direito e completada até o tempo da inscrição definitiva no concurso.
Com a autorização, o TJ-PR poderá dar andamento ao concurso formando a comissão interna responsável pelo regulamento do concurso, além de contratar uma organizadora para o certame.
Último concurso
O último edital para o cargo de juiz substituto do Tribunal de Justiça do estado do Paraná foi publicado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) em 13 de dezembro de 2018 (acesse aqui) com a oferta de 17 vagas, sendo 13 para ampla concorrência, uma para pessoa com deficiência e três para negros, além da formação de cadastro de reserva.
Os candidatos enfrentaram prova objetiva em 10 de março de 2019, 87 dias após a abertura do concurso, com 100 questões objetivas das matérias de Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor, Direito da Criança e do Adolescente, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Ambiental, Direito Administrativo, Juizados Especiais, Código de Normas e Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado do Paraná.
Na segunda etapa (17, 18 e 19/05/2019) os candidatos classificados na prova anterior enfrentaram prova escrita com duas dissertações, seis questões discursivas e duas sentenças (uma de natureza cível e outra de natureza criminal) das matérias de Direito Civil, Direito do Consumidor, Direito Processual Civil, Direito da Criança e do Adolescente, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Ambiental, Direito Administrativo e Formação Humanística: Sociologia do Direito, Psicologia Judiciária, Ética e Estatuto Jurídico da Magistratura Nacional, Filosofia do Direito e Teoria Geral do Direito e da Política.
Os aprovados nas duas primeiras fases do concurso tiveram direito a inscrição definitiva nos dias 2 e 20/09/2019 e, também, sindicância da vida pregressa, investigação social do candidato, exames de sanidade física e mental e exame psicotécnico.
Por fim, os candidatos classificados em todas as etapas anteriores participaram da prova oral e da prova de títulos, esta última de caráter apenas classificatório.
| Veja outros concursos com inscrições abertas em todo o país |
Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui espaço Concurseiros. Acompanhe também os principais concursos do país na página da blogueira Thais Nunes no Facebook.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast