Com as festas de final de ano bate aquele momento de reflexão: o que fiz do meu ano? E não ajuda nada os parentes que enchem a casa e perguntam se você ainda não passou. Pior, todo parente conhece alguém que estudou somente por 3 meses e foi aprovado nas primeiras colocações. A impressão que se tem é que eles mentem ou que somos impossibilitados de vencer.
LEIA TAMBÉM: Tem crise no mercado de concursos públicos. Será mesmo?
Sinceramente, a maioria das pessoas não é aprovada no primeiro ano de estudo. E não é sacanagem do governo e nem pessimismo, apenas estatística. É simples: não há vaga para todos e os editais estão cada vez mais extensos. Parece que quanto mais você estuda, mais matéria está pendente. Simplesmente não é possível estudar tanto conteúdo em tão pouco tempo.
O importante é olhar para trás com orgulho e seguir em frente reconhecendo o que você aprendeu com a jornada de 2017 para não errar novamente em 2018.
Eu, por exemplo, descobri que não adianta ser professora de direito e blogueira, nunca serei aprovada sem aprender Língua Portuguesa. E que matéria difícil, está mais fácil aprender japonês em braile! Aprendi também que preciso trabalhar menos e estudar mais e, para isso, preciso economizar. Enquanto meus amigos estão na praia, neste final de ano estou em casa. E nada de passeios em shopping e restaurantes, até a posse terei que usar as mesmas roupas, assistir TV aberta e fazer pizza em casa. Entendi também que sem exercícios físicos a minha coluna não vai aguentar tantas horas de estudo.
LEIA TAMBÉM: Os 10 mandamentos do concurseiro vencedor.
Jamais pense que seu ano foi perdido, porque coisas boas aconteceram sim. Você evoluiu, houve ganhos e perdas, mas a vida está em você e a vontade de vencer está no seu coração sim, mesmo que escondida atrás de uma reprovação.
Seja como for, levante a cabeça, não se compare com os outros. Você tem uma jornada única e tem capacidade sim, mesmo que muitos não reconheçam. Se não acredita neste texto, olhe para trás e veja o quanto de problemas você já superou para chegar até aqui.
Deixe abaixo seu desabafo sobre o ano de 2017 e siga as páginas do Vida Financeira e Emprego e da blogueira Thais Nunes no Facebook.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast