Está publicado o edital (acesse aqui) para ingresso na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) com 450 vagas, sendo 400 para homens e 50 para mulheres. Para concorrer a uma das vagas é preciso ter nível médio concluído, idade entre 17 e 22 anos e, ainda, altura mínima de 1,60m para candidatos homens e 1,55 para mulheres.
| Veja outros concursos com inscrições abertas em todo o Brasil |
Os aprovados ingressarão no curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico (CFO/LEMB) com duração de cinco anos e, ao final, serão nomeados Oficiais do Exército Brasileiro, no posto de Segundo-Tenente, com vencimento inicial de R$ 7.490,00 de acordo com os valores definidos na Lei n.º 13.321 de 27 de julho de 2016, além de outros benefícios específicos da carreira de militar do Exército.
As inscrições serão recebidas com taxa de participação no valor de R$ 90 até o dia 06/06/2019 no site da EsPCEx. Há previsão de isenção da taxa de inscrição nos casos especificados no edital de abertura.
Etapas da seleção
Todos os candidatos farão prova escrita (exame intelectual) nos dias 28 e 29 de setembro de 2019, sendo no primeiro dia a prova com questões objetivas de português, física e química, além da redação (questão discursiva). Já no segundo dia haverá prova com questões de matemática, geografia, história e inglês.
LEIA TAMBÉM: PM-SP abre concurso com 2,7 mil vagas para soldado de nível médio
As provas serão aplicadas em todas as capitais brasileiras, inclusive Brasília (DF), além das cidades de Campinas (SP), Cascavel (PR), Uberlândia (MG), Três Corações (MG), Juiz de Fora (MG), Resende (RJ), Taubaté (SP), Lins (SP), Santa Maria (RS) e Vila Velha (ES).
Os candidatos classificados na prova intelectual passarão ainda por inspeção de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica e comprovação dos requisitos para a matrícula. Após aprovação em todas as etapas o candidato será matriculado e passa a ser militar do Exército, na condição de aluno da EsPCEx.
Curso de formação
O curso, de nível superior, é realizado num prazo de cinco anos em regime de internato, onde durante todo o período o aluno/cadete é considerado militar da ativa. No primeiro ano o curso é ministrado na EsPCEx em Campinas (SP), período em que o militar em formação é considerado aluno. Já dos quatro anos seguintes o curso é ministrado na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em Resende (RJ), período em que o militar em formação recebe o título de cadete.
Durante a realização do curso na AMAN, o cadete do sexo masculino optará pelos cursos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência ou Material Bélico. Já a cadete do sexo feminino optará pelos cursos de Intendência ou Material Bélico.
Após concluir o curso com aproveitamento, o cadete será declarado aspirante-a-oficial (Asp) do Exército Brasileiro, sendo-lhe conferida a graduação de Bacharel em Ciências Militares. Imediatamente após concluir o curso, o aspirante é matriculado no estágio probatório, cuja conclusão, com aproveitamento, proporcionará a nomeação a Oficial do Exército Brasileiro, no posto de Segundo-Tenente.
VEJA TAMBÉM: Concurso do INSS: edital poderá sair em poucos meses!
Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui no blog Concurseiros. Siga as páginas do Vida Financeira e Emprego e da blogueira Thais Nunes no Facebook.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast