Ouça este conteúdo
Está contratada a banca examinadora do próximo concurso para ingresso no quadro de servidores efetivos da prefeitura de Guaratuba, município do litoral paranaense com pouco mais de 37 mil habitantes. De acordo com o comunicado veiculado na página oficial da prefeitura, a seleção será organizada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE e terá a oferta de 910 vagas que exigirão desde o ensino fundamental não concluído até o nível superior, sendo 752 vagas de início imediato e 158 vagas para cadastro reserva.
No momento da assinatura do contrato com a organizadora, o prefeito Roberto Justus comentou sobre o concurso ser realizado este ano: “Nós contratamos a UNIOESTE para elaborar a prova do concurso, o edital será divulgado e temos a expectativa de chamar as pessoas aprovadas ainda neste ano de 2022. Nós temos esta pressa, pois a demanda do município é grande, principalmente nas escolas que nós estamos construindo. Além disso, estamos substituindo os serviços terceirizados pelo servidor público de carreira, isso precisa ser feito o quanto antes, pois irá impactar positivamente os recursos arrecadados para o Guaraprev. Contaremos com um melhor atendimento em especialidades médicas que será um ganho importante para a saúde do município. E também haverá a guarda municipal de fiscalização com o intuito de implantar o Plano de Mobilidade Urbana. Todas estas mudanças tem como objetivo oferecer melhor qualidade de vida à população”, finalizou.
O concurso já vem sendo anunciado desde o ano passado, conforme divulgamos aqui no blog em 26 de agosto de 2021. Na época o edital não pode ser publicado já que o município aceitou receber recursos para controle da pandemia aderindo ao compromisso de não aumentar a despesa com pessoal.
Último concurso
O último edital para cargos efetivos da prefeitura de Guaratuba foi publicado em 13 de setembro 2013 (acesse aqui) pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC/UFPR) com a oferta de 558 vagas em cargos efetivos de nível fundamental, médio, técnico e superior, além da formação de cadastro de reserva.
As vagas foras distribuídas nas funções de agente comunitário de saúde, agente de endemias, agente de fiscalização, analista ambiental, analista de tributos, arquiteto, assistente social, auxiliar de mãe social, auxiliar de saúde bucal, auxiliar em saúde, bibliotecário, biólogo, cirurgião dentista, comunicador social, contador, desenhista cadista, enfermeiro, engenheiro (agrônomo, civil e sanitarista), facilitador de oficinas, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, gestor público, mãe social, médico (dezenove especialidades), motorista socorrista, nutricionista, oceanógrafo, orientador social, pedagogo, procurador, professor, profissional de educação física (basquetebol, futebol, futsal, handebol e voleibol), psicólogo, técnico administrativo, técnico agropecuário, técnico em edificações, técnico em enfermagem, técnico em geoprocessamento, técnico em informática, técnico em radiologia, técnico em segurança do trabalho, técnico em segurança e monitoramento, terapeuta ocupacional, turismólogo e zootecnista.
Na ocasião os candidatos foram avaliados em 20 de outubro de 2013, apenas 37 dias após a abertura do concurso, através de prova objetiva com questões de múltipla escolha, além de posterior prova de títulos (para alguns cargos) de caráter apenas classificatório.
Tem interesse em migrar para o setor público? Deixe nos comentários as suas dúvidas sobre o mercado dos concursos no Brasil.