Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Concurseiros

Concurseiros

Minas Gerais terá nova seleção com 3,5 mil vagas de agente penitenciário

Os aprovados serão contratados para as unidades prisionais do estado (Foto: Bernardo Carneiro/Agência Minas)

Ouça este conteúdo

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do estado de Minas Gerais (SEJUSP-MG) terá um novo processo seletivo simplificado com a oferta de 3.506 vagas temporárias de agente de segurança penitenciário, função que deverá exigir apenas o nível médio de escolaridade e ter o mesmo vencimento do cargo efetivo de policial penal (R$ 4.631,25).

A seleção já foi autorizada e tem organizadora definida. Conforme o extrato de contrato publicado no Diário Oficial do Estado, a responsabilidade pelo planejamento, organização, formulação de questões, operacionalização, logística e execução do processo seletivo simplificado será da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Reprodução do DOE-MG

Com a banca contratada, a expectativa é que o edital de abertura do certame seja publicado já nas próximas semanas.

Último concurso

O último edital para ingresso na carreira de agente penitenciário da SEJUSP-MG (atual policial penal) foi publicado pelo Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Instituto Selecon) em 18 de agosto de 2021 (acesse aqui) com a oferta de 2.420 vagas efetivas, sendo 1.944 para homens e 476 para mulheres.

Na ocasião os inscritos foram avaliados através de prova objetiva de múltipla escolha com cem questões das matérias de língua portuguesa, informática básica, noções de direito, direitos humanos, legislação especial e raciocínio lógico, além de redação na mesma data para todos os inscritos. As provas escritas foram aplicadas nas cidades de Barbacena, Belo Horizonte, Curvelo, Divinópolis, Ipatinga, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí. Os aprovados na primeira fase foram convocados para prova de aptidão psicológica e psicotécnica, exames médicos, prova de condicionamento físico com testes específicos e comprovação de idoneidade e conduta ilibada, etapas sucessivas de caráter eliminatório. Por fim, os candidatos classificados em todas as fases anteriores passaram pelo curso de formação técnico-profissional, última etapa do concurso, de caráter eliminatório e classificatório.

Tem interesse em migrar para o setor público? Deixe nos comentários as suas dúvidas sobre o mercado dos concursos no Brasil.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.