Ouça este conteúdo
A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED-PR) abriu um novo processo seletivo com a oferta de 4 mil vagas imediatas e formação de cadastro de reserva de professores que serão contratados temporariamente durante a validade da seleção para atender a demanda da rede estadual de ensino oriunda da falta de professores decorrente de aposentadoria, demissão, exoneração, falecimento, afastamentos e licenças legalmente concedidas. A função exige dos inscritos, dependendo da área escolhida, graduação em licenciatura plena, licenciatura curta, bacharel com formação pedagógica, bacharel com esquema, tecnólogo com esquema, bacharel, tecnólogo ou acadêmico de primeira graduação.
De acordo com o edital de abertura (acesse aqui), para a educação básica, as vagas serão divididas nas áreas de ensino de artes, biologia, ciências, educação especial, educação física, espanhol, filosofia, física, geografia, história, inglês, língua portuguesa, matemática, programação, química, sociologia, professor para séries iniciais do ensino fundamental e professor pedagogo. Já para a educação profissional, as vagas serão distribuídas nos eixos tecnológicos de ambiente e saúde, controle e processos industriais, gestão e negócios, informação e comunicação, formação de docentes, infraestrutura, produção alimentícia, produção cultural e design, produção industrial, recursos naturais, segurança e turismo, hospitalidade e lazer.
Etapa da seleção
As inscrições serão recebidas de 10 de junho a 07 de julho no site do Instituto Consulplan, organizadora da seleção, com taxa de participação no valor de R$ 40,00 para inscrição em apenas uma disciplina e R$ 60,00 para concorrer em duas disciplinas. Cada candidato poderá se inscrever em apenas um Núcleo Regional de Educação (NRE), podendo optar por até dois municípios dentro do mesmo núcleo. Na sequência, poderá escolher uma ou duas funções da educação básica (disciplina) ou área da educação profissional. Para inscrição em Curitiba, onde o NRE é subdividido por setores, o candidato poderá se inscrever em até dois setores em cada função da educação básica (disciplina) ou área da educação profissional.
Os candidatos serão avaliados no dia 21 de agosto através de prova objetiva de múltipla escolha com quarenta questões de língua portuguesa, Estatuto da Criança e do Adolescente, conhecimentos didáticos, conhecimentos comuns da educação profissional (somente para as disciplinas e áreas do eixo tecnológico) e conhecimentos específicos, além de posterior prova prática de caráter somente classificatório, composta de uma aula em vídeo com duração entre oito e dez minutos e um plano de aula (professor) ou plano de ação (pedagogo) ou plano de atendimento especializado para a educação especial.
A prova escrita será aplicada simultaneamente nos municípios sede do Núcleo Regional de Educação (NRE) conforme escolha do candidato no momento da inscrição (Apucarana, Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Ibaiti, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Loanda, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama, União da Vitória e Wenceslau Braz).
Haverá, ainda, avaliação de títulos de caráter apenas classificatório, de acordo com os critérios de pontuação especificados no regulamento da seleção.
Tem interesse em migrar para o setor público? Deixe nos comentários as suas dúvidas sobre o mercado dos concursos no Brasil.