Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Concurseiros

Concurseiros

Pernambuco lança edital com 200 vagas para a policial penal

Os aprovados serão lotados nas unidades prisionais de todo o estado (Foto: Divulgação/SERES-PE)

Ouça este conteúdo

A Secretaria Executiva de Ressocialização do Estado de Pernambuco abriu concurso com a oferta de duzentas vagas imediatas e formação de cadastro de reserva na função de policial penal (antigo agente penitenciário), cargo efetivo para homens e mulheres e que exige habilitação (CNH) no mínimo na categoria B e nível superior em qualquer área de formação.

De acordo com o edital de abertura, os aprovados tomarão posse em quaisquer unidades prisionais do estado de Pernambuco localizadas na capital Recife e nos municípios de Abreu e Lima, Arcoverde, Buique, Canhotinho, Caruaru, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Itaquitinga, Limoeiro, Palmares, Pesqueira, Petrolina, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, Tacaimbó e Vitória de Santo Antão.

As inscrições serão recebidas de 05 de janeiro a 04 de fevereiro de 2022 no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), com taxa de participação no valor de R$ 180,00 (cento e oitenta reais). Há previsão de isenção do pagamento nos casos previstos no regulamento do concurso.

Etapa da seleção

Os candidatos serão avaliados em Recife, Caruaru e Petrolina no dia 10 de abril através de prova objetiva de múltipla escolha com sessenta questões de Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Legislação Estadual, Noções de Informática, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Especial, Execução Penal, Noções de Direitos Humanos e Participação Social, além de prova discursiva na mesma data, composta de uma redação de texto dissertativo relacionado à segurança prisional nacional e direitos humanos.

Os classificados nas provas escritas serão convocados para exames médicos, exames de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social, etapas sucessivas de caráter eliminatório.

Haverá, ainda, o curso de formação profissional com carga horária de até 560 horas presenciais, de caráter eliminatório e classificatório, realizado em Itaquitinga ou Recife. O curso será ministrado em tempo integral, com atividades que poderão ser desenvolvidas nos turnos diurno e noturno, inclusive sábados, domingos e feriados, sendo devida uma bolsa-auxílio correspondente a 60% do vencimento do cargo de policial penal em atividade (nível PPE I-A).

Tem interesse em migrar para o setor público? Deixe nos comentários as suas dúvidas sobre o mercado dos concursos no Brasil.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.