Está aberto o concurso com 190 vagas para o cargo de aluno-oficial da Polícia Militar do estado de São Paulo, função com remuneração inicial de R$ 3.116,76. De acordo com o edital de abertura (acesse aqui), para ingressar na função é necessário, entre outras exigências legais, ter o nível médio de escolaridade, idade máxima de 30 anos (exceto para o candidato já pertencente aos quadros da PM-SP) e, ainda, altura mínima de 1,60 para homens e 1,55 para mulheres.
O aluno-oficial cursará a graduação de Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, com formação teórica em diversas matérias como ciência política, didática, sociologia e gestão de finanças, além de formação pratica em educação física, técnicas de direção policial preventiva, procedimentos operacionais padrão, tiro defensivo na preservação da vida, maneabilidade básica à cavalo, entre outras.
O aluno oficial da Polícia Militar tem como atribuição principal a gestão e o comando da tropa, bem como a busca de soluções para os variados problemas pertinentes às atividades jurídicas e administrativas de preservação da ordem pública e de polícia ostensiva.
Inscrições
As inscrições serão recebidas com taxa de participação no valor de R$ 130 entre os dias 22/04 e 06/06/2019 no site da Fundação Vunesp. Há previsão de isenção da taxa de inscrição nos casos especificados no edital de abertura.
Etapas do concurso
Todos os candidatos farão prova escrita no dia 30 de junho de 2019 em Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. A prova objetiva acontecerá no período da manhã e a prova dissertativa (redação) no período da tarde.
A prova objetiva terá 80 questões de múltipla escolha das matérias de História, Filosofia, Sociologia, Geografia, Língua Portuguesa e Interpretação de Texto, Língua Inglesa ou Espanhola, Matemática, Física, Química, Biologia, Noções de Administração Pública e Noções Básicas de Informática.
Os classificados nas provas escritas farão, ainda, exame de aptidão física, exame de saúde, exame psicológico, avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade, análise de documentos e, por fim, serão matriculados no curso de formação na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na capital São Paulo.
Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui no blog Concurseiros. Siga as páginas do Vida Financeira e Emprego e da blogueira Thais Nunes no Facebook.