Ouça este conteúdo
A Polícia Militar do Tocantins alterou, pela segunda vez, a data das provas objetiva e de redação do concurso que oferta 1.000 vagas nos cargos de soldado músico, soldado praça, soldado técnico em enfermagem e soldado técnico em saúde bucal, funções com vencimento inicial de R$ 3.330,99 e que exigem o nível médio de escolaridade. Acesse aqui os editais e o quadro completo das vagas em disputa.
O concurso foi aberto em dezembro de 2020 e originalmente os candidatos fariam prova escrita, primeira etapa do concurso, no dia 14 de março de 2021. No entanto houve adiamento para 4 de abril de 2021 em razão das medidas restritivas adotadas devido ao agravamento da pandemia do Coronavírus. Como não houve evolução do quadro de pandemia, a Polícia Militar do Tocantins juntamente com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) decidiram por um segundo adiamento, já que é necessário minimizar a propagação do vírus.
Concorrência
No total o concurso conta com 45.815 inscritos na disputa das 1.000 vagas para soldado, sendo a concorrência definida da seguinte forma:
Soldado QPPM
44.019 inscritos / 950 vagas
46,34 candidatos por vaga
Soldado Músico
780 inscritos / 25 vagas
candidatos por vaga (depende do instrumento)
Soldado Técnico em Enfermagem
909 inscritos / 20 vagas
45,45 candidatos por vaga
Soldado Técnico em Saúde Bucal
107 inscritos / 5 vagas
21,40 candidatos por vaga
Etapas do concurso
Com a retificação dos editais, todos os candidatos serão avaliados no dia 6 de junho de 2021 mediante prova objetiva com sessenta questões de múltipla escolha, além de prova de redação. A etapa escrita do cargo de soldado praça será aplicada nas cidades de Araguaína, Araguatins, Arraias, Gurupi e Palmas, sendo as demais etapas somente na capital Palmas. Já para as vagas de aluno soldado músico (QPE) e aluno soldado técnico em enfermagem e técnico em saúde bucal (QPS), todas as fases do certame acontecerão apenas na capital do estado.
Os aprovados nas provas escritas serão convocados para o exame de capacidade física, a avaliação psicológica, a avaliação médica e odontológica e a investigação social e da vida pregressa, etapas sucessivas e eliminatórias.
Haverá, ainda, prova prática instrumental (clarinete, sax alto, sax tenor, trompete, trombone, euphonium, tuba e bateria/percussão), de caráter eliminatório e classificatório, apenas para os candidatos às vagas de aluno soldado músico.