Ouça este conteúdo
A Polícia Militar do estado de São Paulo (PM-SP) decidiu pelo cancelamento das provas escritas do concurso para soldado que aconteceriam no próximo dia 11 de abril. Segundo a publicação do DOE, a medida paralisa o andamento da seleção devido ao avanço da pandemia causada pelo Covid-19. Tão logo haja normalização da situação excepcional, um novo cronograma de provas será divulgado pela PM-SP e pela Fundação Vunesp, organizadora do concurso.
O concurso foi aberto em 12 de janeiro de 2021 com a oferta de 2.700 vagas no cargo de soldado de 2ª classe do Quadro de Praças de Polícia Militar de São Paulo (QPPM), função com inicial de R$ 3.318,53 e que exige o nível médio de escolaridade, a idade máxima de 30 anos, a carteira de habilitação (CNH) no mínimo na categoria B, além de altura mínima de 1m60 para homens e 1m55 para mulheres.
Quando o concurso for retomado os candidatos serão avaliados mediante prova objetiva com sessenta questões de múltipla escolha das matérias de língua portuguesa e interpretação de texto, matemática, conhecimentos gerais, noções básicas de informática e noções de administração pública, além de prova dissertativa (redação) na mesma data e horário. A avaliação acontecerá simultaneamente nas cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.
De acordo com o edital de abertura, os aprovados nas etapas escritas serão convocados para os exames de aptidão física, exames de saúde, exames psicológicos, avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade e, por fim, análise de documentos, etapas sucessivas e eliminatórias.