Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

PM-PR prepara novo concurso para soldados

Embora o concurso não esteja autorizado, a assessoria de imprensa da PMPR confirmou os trâmites para o próximo edital. (Foto: BPMOA/PMPR) (Foto: )

Para aqueles desejam ingressar na carreira de soldado da Polícia Militar do estado do Paraná já é hora de aquecer os motores e começar os estudos. De acordo com informações prestadas pela assessoria de imprensa da Polícia Militar do Estado do Paraná ao blog Concurseiroshouve autorização verbal do governador Ratinho Júnior para a abertura de um concurso para soldados.

A publicação do edital poderá não acontecer tão rápido como se espera, já que além da autorização do governador, faltam trâmites como a definição das vagas, a elaboração do edital e a contratação de uma organizadora. Mas os interessados no edital já podem ir se preparando.

Quem poderá fazer o próximo concurso?

De acordo com as regras definidas pela Lei Estadual n.º 1.943 de 23 de junho de 1954, para ingressar no cargo de soldado da polícia militar do Paraná é preciso ser brasileiro, ter no máximo 30 anos de idade no ato da inscrição, ter concluído o ensino médio, ser aprovado em todas as etapas do concurso (veja a seguir), possuir idoneidade moral, estar quite com o serviço militar e com as obrigações eleitorais e, também, possuir a Carteira Nacional de Habilitação no mínimo na categoria B.

O concurso público para ingresso no cargo de soldado policial é composto pelo exame intelectual (prova escrita), pelo exame de Capacidade Física (ECAFI), pelo exame de Sanidade Física (ESAFI), pela Avaliação Psicológica e pela Investigação Social.

Após a aprovação no concurso, o candidato é nomeado Soldado de 2ª Classe e matriculado no Curso de Formação de Soldados, composto por aulas teóricas e práticas e, ao final, considerado aprovado, será promovido a Soldado de 1ª Classe. O cargo de Soldado de 2ª Classe da PMPR (durante o curso de formação) tem vencimento básico de R$ 1.895,72, sendo que ao fim do curso, com a promoção para Soldado de 1ª Classe, o valor passa a ser de R$ 4.180,07 (Lei Estadual n.º 18.493 de 24 de junho de 2015).

Último concurso

O último edital (acesse aqui) para soldado da Polícia Militar do Paraná foi publicado em 17 de dezembro de 2012 pela Fundação Fafipa, com 4.445 vagas para soldado da PMPR e 819 vagas para Bombeiro Militar. A primeira etapa do concurso (prova de conhecimentos ) aconteceu no dia 24 de fevereiro de 2013, apenas 69 dias após a publicação do edital e foi composta de 40 questões das matérias de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Informática, Atualidades e Estatuto da Criança e do Adolescente, além de uma redação.

Os inscritos realizaram as provas nos municípios de Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

Os candidatos classificados nesta etapa ainda enfrentaram exames de capacidade física, sanidade física, avaliação psicológica, pesquisa social e documental.

Como iniciar a preparação?

Sabemos que além da preparação física, é de suma importância o estudo antecipado das matérias que poderão ser cobradas na próxima prova escrita. E usando como base o programa do último concurso (acesse aqui), o blog Concurseiros solicitou a opinião de especialistas sobre como estudar cinco matérias antes da publicação do novo edital, lembrando que quanto ao programa de Atualidades, apenas mantenha-se informado com veículos de comunicação de credibilidade. Veja abaixo algumas dicas.

“De regra, um candidato pode estudar a matéria de língua portuguesa com base no último edital, já que o conteúdo muda pouco de um concurso para outro. O ementário se mantém, o que altera é o perfil da banca. Diferentes organizadoras podem exigir o mesmo conteúdo de diferentes formas. Há examinadores que cobram mais os aspectos normativos, já outras elaboram mais questões que exigem a interpretação de texto e, ainda, há aquelas exigem um pouco dos dois formatos.

Para iniciar a preparação para o concurso da PMPR sugiro o estudo da gramática com um programa que contemple os temas que aparecem em praticamente todos os concurso de nível médio: concordância, regência, colocação pronominal, pontuação, uso da vírgula e crase. E, após a contratação da banca, resolvendo questões de provas anteriores, será possível ampliar os conhecimentos e adaptá-los para a prova.”

“As disciplinas de matemática e raciocínio lógico estão sempre relacionadas pela capacidade de analisar e deduzir informações, e o diferencial é um estudo antecipado devido a robustez do edital cobrado no concurso passado. A minha sugestão é organizar um cronograma de estudos iniciando pelas matérias básicas, salientando que os assuntos são correlacionados, assim como a interpretação do enunciado das questões, sem esquecer resolver uma grande quantidade de exercícios e provas passadas.

Como ideia de programa mais atualizado, indico o estudo na seguinte sequência ordenada: operações com números inteiros, fracionários e decimais; frações ordinárias e decimais; porcentagem; regra de três simples e composta; razão, proporção e juros; sistema de medidas de tempo; sistema métrico decimal; sistema monetário brasileiro; conjunto e funções; equações de primeiro e segundo grau; sistemas de equações e resolução de problemas; progressões aritméticas e geométricas; logaritmos; relações trigonométricas; formas geométricas básicas; perímetro, área e volume de figuras geométricas; gráficos e tabelas; cálculo proposicional; lógica de 1ª ordem; raciocínio lógico.”

“Sobre o conteúdo de História do Paraná, a minha dica é que sejam consultadas as obras de historiadores paranaenses disponíveis na Biblioteca Pública do Paraná, que dispõe de uma Divisão de Documentação Paranaense. Sobre as forças armadas, acredito que a consulta no próprio site da Marinha, Exército e Aeronáutica quanto às informações relacionadas à história institucional dê um panorama do que se trata. Sugiro que os concurseiros acessem as provas anteriores para saberem qual abordagem foi dada nas questões.

Em relação à história do Brasil Império e República, existem diversas publicações que dão conta de trazer ao leitor uma abordagem mais ‘palatável’. Eu sugiro livros que tratem de uma história ‘geral’ do Brasil, pois trazem um conteúdo mais abrangente, ainda que hoje os historiadores não se debrucem sobre uma história totalizante. Com relação aos tópicos relativos à globalização, minha sugestão é que o candidato esteja antenado com as questões atuais. Ele precisa entender o processo de globalização, mas também o seu desdobramento ao longo dos últimos anos. A leitura de bons jornais e periódicos é sempre necessária. Sugiro que os candidatos leiam não apenas a imprensa local, mas também os jornais internacionais que dão uma abordagem diferenciada da nossa e complementam a leitura de quem se prepara para concurso.

Minha orientação é que os candidatos fujam das publicações ‘engraçadinhas’ ou que apresentem um viés sensacionalista da História, já que elas nada acrescentam para quem irá prestar concurso público. A ideia é que ele entenda o contexto no qual este ou aquele evento se deu e não apenas ‘data e fato’.”

“Estudar a matéria de informática utilizando o último programa pode ser um problema para quem pretende se preparar antes da publicação do edital, já que de 2012 para cá muita coisa evoluiu no universo tecnológico. Assim entendo que é possível uma melhor preparação utilizando temas mais atuais, inclusive que foram abordados em concursos de nível médio nos últimos meses e que valem a preparação antecipada dos candidatos. São eles: Internet e Intranet (conceitos, serviços, aplicativos e protocolos); Segurança (conceitos, tipos de ataques e proteções); Aplicativos de Escritório (MSOffice 2010 e 2013 e LibreOffice 5); Sistemas Operacionais (versões Windows 7, 8 e 10); Planilhas Eletrônicas; Processadores de Texto; Correio Eletrônico; Navegação em Páginas; Ferramentas de Busca; Redes Sociais; Armazenamento e Processamento nas Nuvens.”

“É difícil imaginar um concurso da Polícia Militar sem a cobrança do ECA, já que muitos procedimentos previstos na lei são efetivamente colocados em prática por policiais militares. Assim, um bom começo é ter a lei atualizada em mãos (baixe aqui) e estudar o texto integral, podendo sim dar enfoque em alguns temas recorrentes em provas anteriores.

Durante o ano de 2018 tivemos assuntos comuns em várias provas de nível médio e superior, tais como os conceitos de criança e adolescente que aparecem no início da lei, as diferenças de guarda e adoção, além dos tipos de medidas protetivas e socioeducativas. Uma novidade dos últimos meses foi a cobrança corriqueira dos crimes em espécie, ou seja, os crimes contra a criança e o adolescente que estão tipificados mais ao final do estatuto.”

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui no blog Concurseiros. Siga as páginas do Vida Financeira e Emprego e da blogueira Thais Nunes no Facebook.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.